https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/02/31743586390-aedc273c74-k.jpg

COMBATE AO MOSQUITO

Fumacê começa nesta terça em município que lidera o número de casos de dengue em MT

Pedro Ventura/Agência Brasília

O fumacê, usado para controlar o mosquito Aedes Aegypt, começa a ser aplicado nos bairros de Sinop, a 503 km de Cuiabá, nesta terça-feira (25).

As bombas aplicadoras ficam em cima do veículo e emitem uma fumaça com pequenas doses de um inseticida, que elimina a maior parte dos mosquitos adultos presentes na região.

O fumacê é muito utilizado em períodos de epidemia para evitar a transmissão de doenças como a dengue, a zika ou a chikungunya.

O trabalho de combate ao mosquito foi intensificado depois que os casos de dengue aumentaram 900% em Sinop. Por causa disso, a Secretaria Municipal de Saúde de Sinop solicitou a aplicação do fumacê na cidade e a Secretaria Estadual de Saúde autorizou.

O trabalho começa nesta terça-feira (24) em três bairros do município: Alto da Glória, Menino Jesus e São Cristóvão. Depois, as equipes devem percorrer outras regiões. A prefeitura não divulgou o cronograma completo porque ele pode sofrer alterações com as chuvas, que impedem o efeito do inseticida.

A secretaria de saúde orienta a população a abrir as portas e janelas dos imóveis ao ouvir o barulho da máquina ligada, para que o veneno possa penetrar o local e eliminar os mosquitos.

No entanto, a secretaria também alerta as pessoas que tem algum tipo de problema pulmonar, como bronquite ou asma, a ficarem dentro de um cômodo e evitarem contato o inseticida enquanto ele estiver sendo aplicado na região. Isso porque essas pessoas são mais sensíveis ao produto e podem ter a saúde prejudicada por causa dele.

DADOS

No município este ano, houve aumento de mais de 900% em relação ao número de casos registrados durante todo o mês de janeiro de 2019, quando foram confirmados 41 casos da doença.

Até o último dia 17 de janeiro deste ano, foram 740 notificações e 279 confirmações. Em 2019, foram notificados 2.458 casos de dengue em Sinop. Destes, 722 foram confirmados.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o município de Sinop tem liderado o número de casos notificados de dengue no estado. Várias medidas foram adotadas para diminuir esse número.

Recentemente foi estendido o horário de atendimento médico em sete unidades de saúde que começaram a funcionar 15 horas por dia.

A unidades estão atendendo com soroterapia para casos de suspeita da doença e coleta e resultado de exames na própria unidade básica.

Além disso, os agentes de saúde e endemias começaram visitar os imóveis no período das 11h até as 13h, com o objetivo de passar nas residências exatamente no horário do almoço e encontrar os moradores que não ficam em casa em outros períodos em que o mutirão passou.

Os agentes também começaram a usar drones para vistoriar os imóveis onde não conseguem adentrar durante as ações de orientação e fiscalização. Até o expediente do Fórum foi reduzido para o fim dos trabalhos às 15h para que a parte externa e interna da sede fosse dedetizadas.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *