https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/02/IMG_4291-2.jpg

EM MENOS DE UMA SEMANA

Segundo caso suspeito do coronavírus é registrado pela Secretaria de Saúde em MT

Os moradores do interior do Estado estão apreensivos com as suspeitas da doença coronavírus registrada em Alto Taquari e, agora, em Glória D’oeste. Sendo que este último acaba de ser informado pela Secretaria Estadual de Saúde.

Através de uma nota, a Ses-MT e o Centro de Operações em Emergência a Saúde Pública informam que começou a acompanhar a situação de um paciente internado com sintomas semelhantes em Glória D’Oeste (308 quilômetros de Cuiabá).

Em menos de uma semana este é o segundo caso suspeito da doença.

Nesta quarta (26), um homem, de meia idade, foi colocado, em isolamento, por estar com sintomas próximos da doença e ter viajado à Itália, país que vem registrando alto índice de contaminação e mortes.

A Secretaria disse que todos os serviços de saúde foram acionados para realizarem o monitoramento, as medidas e cuidados necessários que o caso envolve.

“Tais condutas seguem o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde para o COVID-19, que visa à proteção individual e coletiva. A SES destaca que, com o Decreto de Emergência de Saúde Pública de Interesse Nacional para o COVID -19, as ações que envolvem qualquer caso de Síndrome Gripal devem ser priorizadas e todas as condutas protocolares devem ser rigorosamente seguidas no sentido de garantir o contingenciamento do risco de disseminação do vírus”, diz trecho da nota.

O Ministério da Saúde ainda relembra dos cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

– Lavar frequentemente as mãos após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;

– Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;

– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

– Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

– Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

– Manter os ambientes bem ventilados;

-Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;

– Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

– Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *