https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/03/32afce8f109a16108fff63d1e92b0d3b.jpg

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Secretaria de Educação investe na qualidade do Ensino de Jovens e Adultos

Jorge Pinho

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) possibilita a jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na idade apropriada a oportunidade de retomar os estudos.

O sistema permite que o aluno conclua sua formação em menos tempo e com a qualificação necessária para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Dentro da política municipal de Educação, a Escola Cuiabana, proposta pelo prefeito Emanuel Pinheiro a EJA passou a ter um atendimento humanizado com a visão de que aprendizagem é qualidade de vida, garantindo assim conhecimentos lincados à realidade e às necessidades do cidadão.

A diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Zileide Lucinda dos Santos, falou sobre o plano de ação e de intervenção anual, definido a partir do diagnóstico sócio econômico traçado durante a Semana Pedagógica, evento realizado no mês de janeiro, e que abriu oficialmente o ano letivo na rede pública municipal.

“Este ano, devemos investir em espaços e em profissionais  para possibilitar um trabalho diferenciado”, destacou.

Ao todo a Prefeitura Municipal de Cuiabá oferece a modalidade de ensino em nove unidades urbanas, quatro Centros de Convivência de Idosos e em três unidades do campo. São 89 professores e equipes gestoras que atuam com jovens e adultos.

“Alfabetizar com a realidade que o aluno vive no seu cotidiano, no dia a dia. Essa é a ação pública que a Secretaria Municipal de Educação planeja em espaços que utilizam, por exemplo, a educação à distância (EADs), instrumentalizando o aluno por meio da convivência com a comunidade, pesquisa e outras atividades pedagógicas”, observa Marilene de Souza Carvalho, líder de equipe EJA.

Dados recentes dão conta de que em Mato Grosso 7.6% da população são analfabetos. Quase 20 mil pessoas só em Cuiabá.

“Estamos fazendo investimentos para combater esses números dotando nossa Capital com uma matriz de referência baseada na garantia do conhecimento e dos direitos de aprendizagem”, disse o secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos.

Para os interessados, as matrículas na EJA estão disponíveis em uma das unidades urbanas ou do campo que oferecem a modalidade de ensino e ainda nos centros de convivência. Informações pelo telefone (65) 3645-6503.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *