https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/03/a4fc3b65f6c3acf91c6014319231df9e4.jpg

GASTOS E CORONAVÍRUS

Governador entra com pedido no TRE para adiar eleição ao Senado

Gazeta Digital

O governador Mauro Mendes (DEM) protocolou um pedido no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para adiar a eleição suplementar para o Senado, marcada para o dia 26 de abril.

No pedido, o governador solicita que a eleição seja realizada apenas em outubro, junto com o pleito municipal.

No entanto, o presidente do TRE, desembargador Gilberto Giraldelli, deverá remeter o pedido para ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a quem cabe decidir.

Isso porque a decisão que fixou o prazo para a realização a eleição partiu do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Neste caso, não ao TRE qualquer decisão neste sentido.

Conforme o  apurou com fontes ligadas ao Palácio Paiaguás, o governo trabalha com a defesa de que se a eleição para o Senado, ocorrer juntamente com as eleições municipais de outubro, haverá uma economicidade de recursos da Justiça Eleitoral e do governo do Estado.

Isso porque o Estado também gasta recursos para auxiliar o pleito eleitoral com policiamento, entre outros custos.

O segundo tópico para a defesa do adiamento seria que o Estado não ficaria prejudicado no Senado, já que a senadora cassada Selma Arruda (PODE) continua no cargo, e, caso a Mesa Diretora decrete a perda do mandato dela, Carlos Fávaro (PSD) assumirá a vaga conforme liminar do Supremo Tribunal Federal (STF).

E o terceiro argumento seria a aglomeração de pessoas durante a campanha, no período em que o Brasil estaria passando por monitoramento para impedir que o novo coronavírus se prolifere e se torne um problema de saúde pública no Estado.

A notícia cai como uma bomba no meio político do Estado. Vários pré-candidatos estão desde terça-feira (3) buscando informações a respeito do assunto, além de várias articulações.

Procurada, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) disse que não teria nenhum estudo a respeito do assunto. Já o governador Mauro Mendes não respondeu os questionamentos da reportagem.

A assessoria de comunicação do governador também foi procurada e, até a publicação desta matéria, não se manifestou. O espaço segue aberto para qualquer esclarecimento.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *