https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/03/90d03e1653e957147455946043211c68.jpg

SECRETARIA DA MULHER

Atuação em casos de violência doméstica é tema de palestra

JULIA MILHOMEN BATISTA/ASCOM
[email protected]

Vicente Aquino

A Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria Municipal de Gestão, promoveu, nesta terça-feira (03), no auditório do Palácio Alencastro, uma capacitação/palestra de como proceder diante de casos violência doméstica e familiar.

A proposta também é uma indicação da futura Secretaria Municipal da Mulher que passará a atuar ainda em março em virtude do Dia Internacional da Mulher.

A capacitação integrou servidores de todas áreas e secretarias da prefeitura e foi conduzida pela professora Ana Emília Iponema, qual também é advogada, superintendente de Políticas Públicas para Mulheres de Mato Grosso e doutoranda em ciências jurídicas e ciências sociais.

A temática abordada foi tratada por meio da exibição de vídeo educativo, dinâmicas e bate-papo com os participantes.

Durante a palestra, Ana Emília enfatizou para os servidores sobre a importância da sociedade estar ciente de que a violência psicológica também é crime, destacando o dever não apenas do cidadão, mas do servidor em saber lidar com algum tipo de violência quando se deparar com a situação.

“Temos que falar para homens e mulheres, para mudarmos essa triste realidade que está cada vez mais próxima do nosso cotidiano. É dever de todos denunciar e lutar pela pacificação da justiça social quando se tem em pauta a defesa da mulher”, declara Ana Emília.

Para a secretária de Gestão, Ozenira Felix, este é apenas do início de uma série de capacitação e palestras que vão acontecer voltadas para os servidores.

Ela ressalta sobre a escolha da temática “Violência Doméstica”, como uma forma de responsabilidade, principalmente com os servidores que trabalham diretamente com mulheres que são violentadas diariamente.

“Nós como servidores públicos, temos uma responsabilidade ainda maior com a sociedade. Somos nós que executamos as políticas públicas, que estamos colocando em prática o que foi desenvolvido pelo nosso gestor”, explica Ozenira.

De acordo com a servidora, Melina Coutinho, esta capacitação foi de extrema grandeza principalmente pelo tema abordado que ensina o servidor a lidar com situações de violência doméstica que pode acontecer com o próprio colega de trabalho.

“É sempre importante a valorização do funcionário. Esta palestra por exemplo é uma forma de nos atualizar sobre os inúmeros casos de violência doméstica, nos ensina como nos portar diante de alguma situação. Só tenho a agradecer a primeira-dama e a palestrante Ana Emília, pela oportunidade de participar deste evento”, afirma.

Grande parte das violências cometidas contra as mulheres é praticada no âmbito privado, onde os principais casos ocorrem dentro do lar, por pessoas próximas à sua convivência, como maridos/esposas ou companheiros/as, sendo também praticada de diversas maneiras, desde agressões físicas até psicológicas e verbais.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *