https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/03/JornalistAs-no-Eldorado.jpg

EM CUIABÁ

Secel oferece programação especial que marca o Dia da Mulher

Reprodução

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça terá uma programação especial, com atividades culturais e palestras, na segunda-feira (09.03).

O evento será gratuito, das 13h às 17h. Voltado à formação e orientações para as mulheres sobre direitos e empreendedorismo, contará com três e uma apresentação do Coro Experimental MT.

Uma das palestras será ‘Avanços e desafios na luta pelos direitos das mulheres’, abordada pela vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Adriana Catelli Corrêa.

A psicóloga Stephani Bettanin falará sobre ‘Inteligência emocional no universo feminino’, e a empreendedora digital Thais Nascimento apresentará ‘Liderança 4.0 – mulheres líderes nos negócios e na vida’.

O evento na Biblioteca Estevão de Mendonça conta com parceria da Livraria Paulus.

A atuação pioneira de três jornalistas em Mato Grosso é contada no curta-documentário ‘JornalistAs no Eldorado – Balbúrdia, disciplina e liberdade’, produzido por  Keka Werneck , Priscila Mendes, Bruna Maciel, Dayanne Dallicani e Jéssica Melo.

O curta-metragem será exibido no Cine Teatro Cuiabá, na segunda-feira (09.03), às 19h. A entrada é solidária, e a organização pede um produto de limpeza como doação.

Produzido por mulheres, o curta traz a perspectiva de três jornalistas pioneiras em Mato Grosso: Vitória Basaia, Sônia Zaramella e Laura Lucena, que começaram a atuar no Estado entre as décadas de 70 e 80, quando o mercado era marcado pela presença masculina.

As mulheres homenageadas no filme participarão de um bate-papo e irão compartilhar experiências com o público. Além do encontro, haverá uma apresentação do Coro Experimental MT.

Vitória Basaia é artista plástica reconhecida internacionalmente e marcou o jornalismo cultural. Sônia Zaramella atuou no jornalismo de correspondência e é muito conhecida pelo trabalho que desenvolveu na academia.

Laura Lucena foi a primeira repórter de rua de Cuiabá, enfrentando muitos desafios e quebrando paradigmas.

Mais no final do mês, mas ainda em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso realiza nos dias 21 e 28 de março a roda de conversa ‘O Sagrado Feminino – uma história a ser contada’, conduzida pela psicóloga Stella Gasparetto e as doulas Anne Mathilde Oliveira de Jorge e Maria Carolina Turin.

As atividades serão realizadas no período vespertino, das 15h às 18h.

A proposta é apresentar, no dia 21, uma explicação do contexto histórico do significado do sagrado feminino. Outra perspectiva que será abordada, já no encontro do dia 28, é sobre a história do parto e como o ritual de nascimento do filho foi modificado ao longo do tempo.

A atividade contará com vivências e troca de experiências entre mulheres.

O evento no Museu de Arte Sacra integra o programa Museu para Todos, que tem o objetivo de abrir o equipamento cultural para atividades de grupos e instituições que desejam promover eventos e projetos dentro do espaço.

A atividade é gratuita, mas para participar será preciso fazer inscrição online ou por telefone, direto no Museu.

Serviço

Para mais informações sobre os eventos, entre em contato com os produtores ou espaços culturais.

Casa Cuiabana – rua General Vale, 181, bairro Bandeirantes. Telefone: (65) 3624-2064. Contato Expomulheres: (65) 99962-0352

Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça – Rua Antônio Maria, 151, Centro de Cuiabá. O funcionamento ao público é de segunda a sexta, das 8h às 18h. Telefone: (65) 3613-9240/9230.

Cine Teatro Cuiabá – Avenida Presidente Getúlio Vargas, 247, Centro de Cuiabá. Telefone: (65) 2129-3848. Contato produtoras: : (65) 99962-0352 Site: http://cineteatrocuiaba.org.br/programacao/

Museu de Arte Sacra de Mato Grosso – Praça do Seminário, Rua Clóvis Hugney, 239, bairro Dom Aquino. Aberto à visitação de quarta a domingo, das 9h às 17h. Telefone: (65) 3056- 1373. Link de inscrição aqui.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *