https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/03/Homenagem-professora-capa.jpg

HOMENAGEM

Escola Tiradentes concede honraria militar à professora

SD Luis/CCSMI

Aos 60 anos, aposentada, a professora Giselda Bezerra de Sousa é uma educadora sobre a qual se pode dizer que ensinava à frente do seu tempo.

Ela, que por 20 anos lecionou Geografia na Escola Militar Tiradentes de Cuiabá, é lembrada pelo amor, dedicação, qualidade das aulas e abordagem de temas que na época, início da década de 90, sequer em cogitados no currículo do ensino médio como globalização, mercado internacional e popularização da internet como meio de interação social e fonte de conhecimento.

Como forma de reconhecimento do seu trabalho, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Jonildo José de Assis, a homenageou com a medalha Mérito de Ensino, a maior honraria militar na área de educação.

SD Luis/CCSMI

No Quartel do Comando Geral(QCG), em Cuiabá, a professora Giselda foi surpreendida por uma recepção de ex-alunos, muitos deles fizeram opção pela carreira militar, outros se tornaram médicos, administradores de empresa, economistas, publicitários…

Na lista dos que seguiram a carreira militar estavam o comandante-geral adjunto da PMMT, coronel Delwison Sebastião Maia da Cruz, o comandante do 4º Comando Regional de Rondonópolis, coronel Wilker Sodré, o coordenador de Comunicação e Marketing da PM, tenente-coronel Luiz Fernando Dias, a subtenente Suzana Cristina da Silva Oliveira Rodrigues e a sargento Fernanda Aparecida de Camargo Barbosa, entre outros.

Ex-aluno, o comandante geral adjunto, coronel Delwison Sebastião Maia da Cruz, agradeceu pelo que ela o ensinou, o aprendizado adquirido e, em especial, pela contribuição de Giselda à Polícia Militar.

“A senhora ajudou a construir o presente da PM de Mato Grosso”, assinalou, acrescentando que seria impossível listar o número de alunos que, assim como ele, escolheram a carreira militar.

Para a administradora Maria Irene Cruz e Melo, todas as aulas de Giselda eram especiais, ultrapassavam os livros e o imaginário estudantil.

“Também nos ensinou valores morais e cívicos que carregamos até hoje e que ajudaram a nos formar como cidadãos”, analisa Maria Irene.

O secretário-adjunto de Segurança Pública, coronel Victor Paulo Pereira Fortes, não foi aluno dela, mas fez questão de estar presente da homenagem.

“Se hoje a escola militar é referência, reconhecida e valorizada, tem muito do trabalho da senhora, do que fez lá durante esses anos todos”, disse Fortes.

O coronel Assis destacou o trabalho, dedicação e a confiança depositada pela professa Giselda na Escola Tiradentes.

“Essa é uma singela homenagem, porém justa, pois sabemos do seu amor pela profissão e por seus alunos e da importância do seu trabalho na Escola Tiradentes”, frisou Assis.

“A senhora também confiou à Escola Tiradentes a educação de sua filha”, pontuou.

A filha dela não só estudou na Tiradentes, mas decidiu ser militar e surpreendeu a mãe anunciando que faria vestibular para o CFO (Curso de Formação de Oficiais).

Hadassah Suzannah Bezerra de Souza, hoje tenente-coronel, serve atualmente na assessoria jurídica do Comando Geral.

Emocionada, Giselda disse que não esperava homenagem dão honrosa, uma medalha concedida a tão poucos pela PM.

“Lindo, nunca imaginei receber algo tão significativo, grandioso”, avaliou. Dar aulas, estar em sala com os alunos, ensinando e aprendendo, era o que mais gostava de fazer”, disse.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *