https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/03/PATRICK.jpg

JORNADA NAS ESTRELAS

Em parceria com a Nasa, rede estadual terá estudo de astronomia em 12 escolas

ADILSON ROSA / ASCOM SEDUC/MT
[email protected]

Adilson Rosa Seduc MT

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a Agência Espacial Americana (Nasa), promoverá curso de capacitação na área de astronomia para 60 profissionais da educação da rede estadual.

O curso ocorrerá na próxima quinta e sexta-feira (12 e 13.03) no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.

A iniciativa faz parte do Projeto Jornada nas Estrelas, que vai beneficiar 12 escolas pilotos da rede estadual, sendo 11 de Cuiabá e uma de Chapada dos Guimarães.

Participam da capacitação diretores das 12 escolas, além de assessores pedagógicos e formadores do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro) de Cuiabá.

A capacitação será realizada pelo professor doutor Patrick Miller, da Universidade de Hardin-Simmons, no Texas, Estados Unidos.

Miller vai abordar a importância de levar a astronomia até as escolas e também sobre o caça-asteroides – um programa de pesquisa ligado à Nasa para fazer descobertas astronômicas.

O Projeto Jornada nas Estrelas trabalhará com os fundamentos da astronomia aplicados de forma interdisciplinar para o fortalecimento do ensino-aprendizagem.

A parte prática do projeto será em parceria com a Nasa que tem como representante a professora de matemática Silvana Copcesk, da Escola Estadual Ramon Sanches, de Tangará da Serra.

A Nasa entra com o Projeto Caça Asteróides no qual o professor faz um cadastro no Instituto Internacional de Pesquisa Astronômica (IASC).

Ao entrar no site do IASC, o professor tem a sua disposição um programa que transmite imagens da Nasa do espaço sideral em tempo real.

A partir de aulas teóricas sobre asteroides, os alunos participam da busca de asteroides, num verdadeiro videogame virtual.

Ao localizar o asteroide, o aluno pode registrar o nome que será confirmado pela Nasa.

Primeira Mulher

Silvana é a primeira mulher de Mato Grosso a conhecer a Nasa, em setembro de 2016 e, nessa época, surgiu o caça-asteroide.

Na ocasião, ela acompanhou a aluna Maria Gisllany Bezerra da Silva, 18 anos, que ganhou o concurso de redação promovido pela agência espacial tendo a professora como orientadora.

Atualmente, Silvana é única brasileira participante do IASC. Na página dos colaboradores, Silvana é definida como graduada em Matemática e pós-graduada em Metodologia e Física de Ensino de Matemática.

SERVIÇO:

 O QUE? Projeto Jornada nas Estrelas

QUANDO? Próxima quinta-feira (12.03) e sexta-feira (13.03) das 8 horas ao meio dia das 13 às 17 horas

ONDE? Hotel Fazenda, no bairro Coophema.

QUEM? Professores da rede estadual e o professor doutor Patrick Miller. (HAVERÁ UM TRADUTOR NO LOCAL).

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *