https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/03/afa076e192c4da75b4b0a573211e81af.jpg

NA CAPITAL

Cuiabá inicia março com 81 frentes de obras de saneamento básico

Assessoria

Um ano dedicado ao saneamento básico. Assim é 2020 na capital mato-grossense.

Em ritmo e abrangência crescentes, a tricentenária cidade tem, atualmente, 81 frentes de obras de água e esgoto distribuídas em 41 bairros.

No momento, 750 profissionais trabalham nos canteiros. Do total de pontos de obras, 60 são voltados à expansão das redes de esgotamento sanitário doméstico e 21, referentes à ampliação e melhoria das estruturas de abastecimento de água tratada.

O saneamento básico de Cuiabá receberá, ao longo do ano, R$ 200 milhões em investimentos.

“O trabalho que estamos desenvolvendo tem vários efeitos importantes. Além de colaborar com a melhoria da saúde e da qualidade de vida da comunidade, as obras de saneamento básico geram empregos, diretos e indiretos, fortalecendo a economia local”, observa o diretor executivo da Águas Cuiabá, concessionária de água e esgoto do município, William Figueiredo.

No contexto do esgotamento sanitário, as obras em curso compreendem, atualmente, 126 quilômetros de instalação e substituição de redes coletoras.

Bairros como o Osmar Cabral e Brasil 21 abrigam, hoje, 21 frentes de trabalho, ação que disponibilizará, em breve, cobertura de esgoto a essas comunidades.

Além disso, a companhia também investe em outros pontos da estrutura de saneamento, conduzindo reformas em unidades de tratamento de esgoto e otimizando, assim, sua capacidade operacional.

No que se  refere à distribuição de água, as obras e ações de melhorias estão presentes, durante todo o mês de março, nos quatro Sistemas de Abastecimento:  Central, Lipa, Sul e Tijucal, além distritos (Aguaçu e Coxipó do Ouro).

Os grandes sistemas recebem, simultaneamente, a ação de setorização, realizada para garantir que a água chegue de forma adequada e uniforme a todas as regiões da cidade.

Mobilidade

Para minimizar os impactos no tráfego de veículos e pedestres, as obras de saneamento em vias públicas contam com o acompanhamento da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).

Em atendimento à solicitação da concessionária e da Prefeitura Municipal, as empresas contratadas para a execução dos serviços estão priorizando a sinalização dos trechos sob intervenções, bem como a recomposição asfáltica no menor tempo possível.

“O cuiabano voltou a ter muito orgulho de sua cidade. E por que dizemos isso? Porque é o que temos ouvido da população em todos os bairros por onde passamos. A comunidade tem testemunhado presencialmente o desenvolvimento da nossa Cuiabá. Temos a importante entrega de atendimento em saúde, que é o Hospital Municipal, a obra do Contorno Leste, a construção de dois novos viadutos, o asfaltamento de ruas, a entrega de espaços de lazer e bem estar, a melhoria estrutural nas escolas e os avanços no saneamento básico. Cuiabá cresce e se desenvolve, sustentavelmente, a olhos vistos, e assim permanecerá”, declara o Prefeito Emanuel Pinheiro.

Sobre a Águas Cuiabá

Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2012.

A empresa atende a 565 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto.

Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 7,1 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento

A Iguá é uma nova companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas.

Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros: Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, por meio de 18 operações que somadas beneficiam 7,1 milhões de pessoas.

O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país. Em 2018, foi eleita pelo segundo ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW).

Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” que dizer água.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *