https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/03/WhatsApp-Image-2020-03-10-at-14.44.34.jpg

SUSTENTABILIDADE

Estados debatem Lei do Licenciamento Geral

Divulgação

Secretários Estaduais de Meio Ambiente de diversas regiões do País se reuniram em Vitória (ES) para debater a nova Lei Geral do Licenciamento Ambiental (PLS 168/18). Durante o Seminário, o senador pelo Acre, Sérgio Petecão, relator do projeto, apresentou a situação atual e os principais pontos da matéria.

O PLS 168/18 estabelece normas gerais para o licenciamento de atividades ou empreendimentos utilizadores de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidores ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradação do meio ambiente e institui a avaliação ambiental estratégica (AAE). A nova lei busca ferramentas para alavancar o desenvolvimento sustentável no país e modernizar o processo de licenciamento ambiental.

Durante as discussões, a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) fez os apontamentos e irá encaminhar propostas ao projeto. Uma comissão formada pelos Estados de Mato Grosso, Bahia e Distrito federal irá elaborar o documento a ser encaminhado com Senado com as propostas para solucionar pontos do projeto como: manifestação de terceiros, licença ambiental corretiva e competências para definição de tipologia vegetal.

De acordo com a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, que participou das discussões acompanhada pela secretária adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos, Lilian Santos, a legislação deve conciliar todas as visões sobre o tema para abarcar os interesses da maioria da sociedade.

“A realização deste Seminário com o relator do projeto é importante para que Estados tenham protagonismo na discussão uma vez que 90% dos licenciamentos são realizados pelos entes federativos”, destacou a gestora que também responde pela vice-presidência da Abema.

Também participaram do evento, os senadores Marcos do Val e Fabiano Contarato (ambos do ES) e o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande. Após o Seminário, realizado na segunda (09), os gestores seguiram no Palácio Anchieta, sede do governo do Espírito Santo, para 93ª reunião ordinária da Abema.

Com informações Secom Governo do Espírito Santo

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *