https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/03/13ffcf88489d8cef428fc96c7f7a2a28.jpg

AMOR À VIDA

Hospital São Benedito em Cuiabá realiza primeira captação múltipla de órgãos

Reprodução

Inaugurado em 2015, o Hospital Municipal São Benedito em Cuiabá realizou a primeira captação múltipla de órgãos para transplante. A ação, que aconteceu na última semana (07/03) e contou com o apoio da Coordenadoria Estadual de Transplantes de Mato Grosso, Força Aérea Brasileira (FAB) e Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB), captou com sucesso fígado, rins direito e esquerdo, baço, córneas, linfonodos e gânglios e os encaminhou para transplantes em estados/cidades onde haviam receptores compatíveis.

De acordo com o diretor geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública- ECSP, Alexandre Beloto o processo de captação de múltiplos órgãos é complexo e tem um tempo curto para acontecer devido à deterioração dos órgãos. Por essa razão, ele salienta que a ação só foi possível graças ao empenho da gestão Emanuel Pinheiro junto á consultoria do Sírio Libanês que desburocratizou processos documentais e reativou a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDTT).

“O sucesso dessa captação está diretamente ligado ao empenho dos servidores do São Benedito que acatou literalmente as orientações da consultora técnica do Sírio Libanês que dentre diversos frutos positivos teve a reativação do CIDOTT. Diante disso, iniciamos uma força-tarefa com esquema de trabalho que foi desde o período de conversação com o familiar, captação e envio dos órgãos para as localidades onde serão realizados os transplantes”, salientou.

Para a consultora do Sírio Libanês, Verlaine Siqueira de Alencar o sucesso da ação que foi recebido com alegria para toda a equipe técnica do Sírio, não seria possível sem o total apoio do prefeito Emanuel Pinheiro que por meio de seus gestores deram prioridade e celeridade aos trâmites necessários à realização dessa nobre causa.

“É gratificante saber que o trabalho do Sírio Libanês junto à Cuiabá está resultando em benefícios tão importantes para a população que precisa do Sistema Único de Saúde – SUS. Essa captação,  fruto de um longo trabalho que estamos realizando com a equipe técnica do São Benedito é a maior prova disso. Mas, é importante destacar que sem o apoio irrestrito  que vai do prefeito aos servidores da ponta para darmos celeridade aos processos nada disso seria possível”, reforçou.

Além do Hospital São Benedito, a desburocratização dos processos por parte da atual gestão também proporcionou que o antigo Pronto Socorro da Capital realizasse a primeira capitação múltipla de órgãos, no ano passado, após 30 anos de inauguração e funcionamento.

Para o prefeito Emanuel Pinheiro, ter dois hospitais cuiabanos aptos a realizar a captação de órgãos é um marco histórico de esperança na vida de muitas pessoas dentro e fora de Mato Grosso. “Por recebermos a maioria das vítimas de acidentes automobilísticos, somos os maiores notificadores de morte encefálica da Capital. Por essa razão essa desburocratização nos processos que tornou aptos o antigo Pronto Socorro e agora o São Benedito abre caminhos para que outras captações sejam realizadas como total ato de humanização e amor à vida”, enfatizou Pinheiro.

Processo de doação

Optar por realizar a doação de órgãos é sempre um momento muito difícil, decisão essa que perpassa pela forma de abordagem à família, até a decisão final da doação. Nesse processo, Cuiabá conta com a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HPSMC e do São Benedito que são responsáveis por acolher essa família e dar os devidos esclarecimentos para a autorização da doação.  Se a família optar pela doação, inicia-se o processo de validação do doador, no qual são realizados inúmeros exames para verificar se as condições são favoráveis para a doação. A partir da validação confirmada, a Central de Transplantes assume o andamento do processo.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *