https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/03/Foto-Alexandre-Lombardi_Agrishow-2019_-0048-768x431.jpg

PRECAUÇÃO

Feiras e eventos agropecuários são adiados; confira a lista

Alexandre Lombardi

O aumento do coronavírus no Brasil acendeu um alerta nas organizações das feiras agrícolas no Brasil e no mundo. Apesar de alguns eventos terem sido cancelados, outros ainda devem acontecer.

Confira a última atualização!

Adiadas

  • Tecnoshow Comigo (30 de março a 3 de abril) – Rio Verde (GO)

A organização da Tecnoshow Comigo, feira de tecnologia em agronegócio, divulgou nesta sexta-feira, 13, que ‘sensível à situação atual que envolve a questão do coronavírus no Brasil e no mundo’, o evento será suspenso por tempo indeterminado. O evento aconteceria entre 30 de março a 3 de abril, no Instituto de Ciência e Tecnologia (ITC) em Rio Verde (GO).

  • Expoagro Afubra (18 a 21 de março)  – Rio Pardo (RS)

Por conta do surto de coronavírus, a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) decidiu cancelar a Expoagro Afubra, feira voltada à agricultura familiar que aconteceria de 18 a 21 de março, em Rio Pardo (RS).

Em nota assinada pelo presidente Benício Albano Werner, a entidade diz que a decisão atende às orientações do Ministério da Saúde que estabelece medidas emergenciais para lidar com o coronavírus.

  • ExpoPec (19 a 21 de março) – Porangatu (GO)

A feira de tecnologias voltadas ao desenvolvimento da pecuária foi adiada e ainda não tem uma nova data.

  • Femec (24 a 27 de março) – Uberlândia (MG)

A Diretoria do Sindicato Rural de Uberlândia informou nesta segunda-feira, 16, que devido às recomendações dos poderes públicos irá adiar a realização da Femec 2020. “O Sindicato Rural de Uberlândia, ciente de sua missão e das responsabilidades que sempre teve ao longo de sua história – principalmente neste momento crítico para o país face ao enfrentamento do coronavírus (COVID-19) – mantém-se sempre pronto a contribuir ativamente para a manutenção dos interesses da comunidade e do bem-estar público – os maiores e mais importantes investimentos que podemos desejar”, informou.

Uma nova data para a feira ainda será decidida e informada ao público. Originalmente, a Femec seria realizada no Parque de Exposições Camuru, em Uberlândia, entre os dias 24 e 27 de março.

  • 13º Congresso de Marketing do Agro ABMRA (24 de março)  – São Paulo (SP)

O 13º Congresso de Marketing do Agro ABMRA que iria ocorrer no dia 24 de março, em São Paulo, foi adiado para o segundo semestre como medida de cautela diante do Coronavírus. Com o tema “O Marketing no Agro 4.0. Agregando Valor e Fortalecendo a Imagem do Setor”

Inicialmente, o congresso seria composto por cinco painéis, com quatro apresentações cada. A diretoria da ABMRA ainda não definiu nova data para a realização do evento.

  • Expogrande  (26 de março a 26 de abril) – Campo Grande (MS)

A Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul) informou nesta segunda-feira, 16, que a 82ª Expogrande – Exposição Agropecuária e Industrial de Campo Grande foi adiada. O evento ocorreria entre os dias 26 de março e 26 de abril na capital.

Segundo a organização do evento, a Expogrande será adiada de 60 a 70 dias ou até que seja afastado definitivamente o risco de contaminação pelo coronavírus em eventos de grande concentração de público.

  • Festa do Caqui (27 a 29 de março) -Itatiba (SP)

A Prefeitura de Itatiba cancelou a 17º Festa do Caqui, que seria realizada no dia 27 de março na cidade do interior paulista. Em sua última edição, o evento reuniu 52 mil pessoas.

  • Agro 5.0 e o Brasil mais Sustentável

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) comunicou nesta quinta-feira, 12, que vai adiar o evento “Agro 5.0 e o Brasil mais Sustentável”, marcado para ocorrer do próximo dia 23 de março, em São Paulo.

O evento tinha em sua programação o debate da tecnologia 5G nas grandes cidades e a consolidação do 4G no campo, responsável pela aceleração da conectividade em toda a cadeia produtiva do agronegócio.

Segundo a FPA, o adiamento ocorreu “em virtude do aumento de casos de coronavírus no Brasil e da classificação da Organização Mundial de Saúde (OMS) como pandemia”. Por enquanto, não há uma nova data para a realização do evento.

  • Feedlot Summit Brazil (17 e 18 de março) – Goiânia (GO)

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciou um plano de contingência para evitar o aumento de casos de coronavírus no estado. Uma das medidas é o cancelamento de eventos com mais de 100 pessoas, com o objetivo de evitar ou minimizar aglomerações. Diante dos fatos, o Feedlot Summit Brazil 2020 foi prorrogado. E”stamos trabalhando em uma nova agenda para o evento”, diz a organização.

  • Forum For the Future of Agriculture (31 de março) – Bruxelas (Bélgica)

Os parceiros da FFA anunciaram que o Fórum de 2020 para o Futuro da Agricultura, programado para ocorrer na Praça de Bruxelas, foi cancelado.

  • Foodex Japão (10 a 13 de março) – Tóquio (Japão)

A Japan Management Association, organizadora do evento, decidiu cancelar.

  • SIAL China (13 a 15 de março) – Xangai (China)

Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a 3º maior feira de alimentos do mundo, a SIAL China também foi adiada para o mês de setembro. O evento seria realizado entre os dias 13 e 15 de março em Xangai.

  • Inovvar – (17 a 20 de março) – Colonia Yguazú (Paraguai)

O efeito da propagação do coronavírus também começa a atingir o Paraguai. Nesta sexta, 13, a organização da feira agropecuária Innovar adiou o evento por tempo indeterminado.

“A decisão foi tomada com responsabilidade e pensando no bem geral da população”, disse a organização em um comunicado.

  • Fenicafé – (17 a 20 de março) – Araguari (Minas Gerais) 

A Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura (FeniCafé), que aconteceria  nos dias 17 a 19 de março também foi cancelada.

Continuam marcadas, mas terão alterações na rotina

  • Show Safra BR 163 (16 a 20 de março) – Lucas do Rio Verde (MT)

A organização do evento afirmou que o calendário da feira continua, seguindo rigidamente todas as orientações das autoridades de saúde, preocupadas com a evolução do coronavírus no país.

“Nós teremos entrega de panfletos na entrada no evento, a rádio parque vai informar a cada 15 minutos que as aglomerações devem ser evitadas, os cumprimentos convencionais e abraços devem ser evitados e pedimos a todos os expositores que disponibilizem álcool gel aos visitantes,” detalha Rodrigo Pasqualli, diretor da Fundação Rio Verde.

Além disso, a recepção as autoridades políticas, programadas para logo mais, 17h, teve a vinda do ministro do meio ambiente Ricardo Salles cancelada pelo fato de ter ido há pouco tempo aos Estados Unidos onde exitem casos confirmados do coronavírus. A assessoria do governo do estado ainda avalia a participação do governador de Mato Grosso Mauro Mendes.

  • Femec (24 a 27 de março) – Uberlândia (MG)

De acordo com o diretor do Sindicato Rural de Uberlândia e coordenador da feira, João Semenzin, a data do evento não deverá ser alterada ou cancelada por conta do coronavírus. “A expectativa da organização é que a Femec gere mais de R$ 500 milhões em negócios nos quatro dias de feira”, disse.

  • Farm Show MT (24 a 27 de março) – Primavera do Leste (MT)

A organização da feira confirmou que o evento acontecerá na data previstas. As medidas solicitadas para segurança sanitária serão atendidas, segundo a organização.

  • Norte Show (21 a 24 de abril) – Sinop (MT)

A Norte Show informou que a realização da feira não será cancelada por causa do novo coronavírus. A expectativa é que o evento aconteça de 21 a 24 de abril em Sinop (MT). Segundo a organização, a terceira edição deve ter aumento de 10% a 15% nos negócios.

  • Agrishow (27 abril a 1º de maio) – Ribeirão Preto (SP)

A Informa Markets Brasil, organizadora do evento, informou que segue monitorando as recomendações do Ministério da Saúde sobre o coronavírus e que irá adotar todas as orientações das autoridades para que a feira aconteça com segurança. A Agrishow deve acontecer na data prevista, sem alterações ou cancelamentos.

“Visando ampliar a segurança sanitária dos expositores, visitantes e fornecedores durante o evento, iremos realizar medidas preventivas durante a realização de seus próximos eventos”, disse em comunicado.

Entre as ações, estão a aquisição de lotes de álcool gel; reforço nas equipes de limpeza; ampliação de contratação de equipes médicas e ambulatoriais e capacitação das equipes de atendimento direto e indireto.

  • AgroBrasília (12 a 16 de maio) – Paranoá (DF)

A organização da feira informou que um comitê deve se reunir nesta segunda-feira, 16, para discutir a agenda do evento.

“O comitê organizador da feira está atento aos acontecimentos e às medidas preventivas para conter o avanço do coronavírus e soltaremos uma nota assim que tivermos novas decisões”, disse em comunicado.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *