https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/03/33efa2659d41e30029edfcadbc97bf92.jpg

QUALIFICA CUIABÁ 300 ANOS

Técnicas de empreendedorismo integram cronograma para alunos do Qualifica Cuiabá 300

José Ferreira

Como forma de aprimorar as qualificações profissionais repassadas durante as aulas do Programa Qualifica Cuiabá 300, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) deu início nesta segunda-feira (16), ao cronograma de cursos em Técnicas  de Empreendedorismo voltados para os alunos que já concluíram as atividades na qualificação.

A primeira capacitação foi dividida em seis turmas a partir desta segunda-feira (15), sendo uma já iniciada na sede do Senai- Cuiabá, 03 turmas no período da tarde, a partir das 13 horas,  sendo uma na unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Pedregal e duas na sede do Senai.

Já no período da noite, a partir das 18 horas, serão duas turmas da sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial- Cuiabá.

Serão ofertadas 900 vagas, com carga horária de 20 horas. Dentre os temas a serem trabalhados são criatividade, empreendedorismo, inovação, identificação de oportunidades de negócios, criação de marca e monetização de negócios.

 “A proposta desses cursos é incentivar os alunos, sendo eles a maioria formada por mulheres, cerca de 80%, para serem donas do próprio negócio e atingir a independência financeira”, disse a primeira-dama, Márcia Pinheiro.

De acordo com o Gerente Regional de Educação  do Senai Mato Grosso, Carlos Braguini, para os 30 alunos com melhor desempenho, será oferecido um treinamento especializado na área de negócios.

“Serão 30 horas de capacitação presencial para  incubação de negócios e mais 90 dias de acompanhamento em mentorias para fortalecer a empreitada de cada estudante.”, informou Carlos.

As próximas turmas serão nos dias 16 e 23 de março, com locais a serem definidos.

O Programa Qualifica Cuiabá 300, idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro foi reconhecido pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos como ação que garante formação profissional, de forma gratuita para moradoras de comunidades carentes.

Desde a sua criação, 3.570 mulheres já receberam o treinamento.

A primeira-dama lembra ainda que a criação de uma rede que se traduza em uma política eficaz na defesa dos direitos, está garantida com a criação da Secretaria Municipal da Mulher.

A pasta – criada com a minirreforma administrativa da gestão Emanuel Pinheiro – terá o nome do gestor anunciado ainda nesse mês de março.

Essa é a 2ª edição do programa, sendo coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, sendo realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Os cursos oferecidos foram divididos em três etapas, sendo que a primeira encerrou as atividades no dia 13 de setembro e a segunda no dia 18 de novembro.

Nessa última etapa, estão sendo capacitadas cerca de 400 pessoas, com término previsto para a próxima semana, 17 de março (terça-feira).

As atividades acontecem nos três turnos (manhã, tarde e noite), com uma média de 20 participantes em cada turma.

“É esse o nosso trabalho que vem sendo desenvolvido pela atual administração. Realizar eventos dessa natureza é a forma encontrada por nós enquanto gestoras públicas a fim de valorizar a mulher cuiabana, trabalhadora, guerreira e mãe”, disse a primeira-dama Márcia Pinheiro.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *