https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/03/MTI-libera-acesso-virtual-ao-ambiente-de-trabalho-para-os-servidores-de-funcionários-do-Estado-em-regime-de-home-office.jpg

MEDIDA PREVENTIVA

MTI libera servidores trabalharem em regime de home office

A Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) liberou o acesso virtual ao ambiente de trabalho para servidores estaduais, funcionários públicos e parceiros em regime de home office. O objetivo é auxiliar as iniciativas do Governo do Estado durante o combate a pandemia do coronavírus.

Nesta semana, a MTI já havia disponibilizado a ferramenta MTI Gsuite, que facilita a realização de reuniões, videoconferências, agendas e produção de documentos de maneira colaborativa e virtual para os trabalhadores em regime de teletrabalho.

A grande maioria dos sistemas de Estado já são online e continuam disponíveis para acesso, seja pela internet ou rede própria do governo – INFOVIA-MT. Dentre esses sistemas estão: FIPLAN, PROTOCOLO, SIAG, SEAP, DETRANNET, IPVA, SCA, SINDESA, SIGEDUCA e outros.

Contudo, alguns arquivos e documentos utilizados pelos funcionários se encontram armazenados em computadores e servidores locais. Para sanar este problema, a MTI disponibilizou duas soluções de acesso remoto as máquinas.

A primeira solução consiste em utilizar uma versão especial Google Chrome Remote Desktop para acessar a máquina. A aplicação precisa estar instalada e logada nas duas máquinas (equipamento no órgão e equipamento na residência do empregado público) para que o usuário consiga acessar o seu posto de trabalho a distância.

Uma segunda forma de acesso pode ser realizada pela configuração de uma rede segura virtual (VPN), recurso já disponível e licenciado para algumas secretarias e órgãos. Neste caso, cada setorial de TI precisa fazer a configuração do acesso nos equipamentos setoriais de segurança, e também solicitar à MTI que faça a configuração em seu ambiente.

A MTI coloca sua equipe técnica disponível, na Central de Serviços (http://sac.mti.mt.gov.br/ ou pelo telefone 65 3613-3003) para apoiar aos seus clientes na adoção e implantação de tais ferramentas.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *