https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/03/TCH5363-3.jpg

EM MATO GROSSO

Confira o ranking dos municípios que lideram casos suspeitos de coronavírus

Tchélo Figueiredo - Secom/MT

Os casos suspeitos de coronavírus (COVID-19) não param de crescer em Mato Grosso.

É o que mostram os números da Nota Informativa divulgada diariamente pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). Na segunda-feira (23.03), dados mostram que houve o registro de 210 casos.

No dia seguinte, terça-feira dia (24.03), o número de casos saltou para 269, o que representa um aumento  de28% em todo Estado.

O documento mostra ainda os cinco municípios de Mato Grosso que lideram o número de casos suspeitos. São eles Cuiabá (42), Rondonópolis (27), Tangará da Serra (16), Sinop (22) e Várzea Grande (29).

Todos os casos são devidamente acompanhados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica do Estado e dos municípios.

A lista completa com a relação de todos os casos suspeitos e outros municípios podem ser acessada neste link (Nota Informativa 18).

Outros 12 municípios que registram até 10 casos de pacientes suspeitos são: Alta Floresta (5), Barra do Garças (7), Brasnorte (5), Campo Novo do Parecis (10), Campo Verde (7), Comodoro (5), Lucas do Rio Verde (5), Paranatinga (7), Pontes e Lacerda (6) Primavera do Leste (5), São José do Rio Claro (5) e Sorriso (5).

Casos confirmado de CONVID-19

Atualmente, a SES-MT já confirmou sete casos de COVID-19 em Mato Grosso sendo: Cuiabá (5), Várzea Grande (1) e Nova Monte Verde (1).

De acordo com os médicos, nenhum dos pacientes infectados apresentam quadro grave. As equipes de vigilância monitoraram um total de 269 suspeitas no Estado.

Até o momento, já foram monitoradas 259 ocorrências de coronavíus em Mato Grosso.

Os dados da Plataforma Integrada de Vigilância do Ministério da Saúde, atualizados nesta quarta-feira (25.03), às 17h, horário de Brasília,  mostram que foram confirmados 2.433 casos de coronavírus em todo o Brasil

. Além disso, a doença já matou um total de 57 pessoas no país, 40 deles no Estado de São Paulo.

O detalhamento de casos por municípios de Mato Grosso é divulgado de segunda-feira a sexta-feira em Nota Informativa liberada pela SES-MT, sempre às 17h – horário em que também ocorre a coletiva de imprensa virtual com o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, transmitida pelo Instagram e FaceBook do Governo do Estado.

Recomendações

Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus.

A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Todas as Notas Informativas da SES estão disponíveis neste link.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *