https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/03/chuva-arroz.jpg

METEOROLOGIA

Tempo começa a mudar no Rio Grande do Sul no fim de semana

Fernando Dias/Irga

  1. A semana vai terminar com tempo seco e com grande amplitude térmica desde o Rio Grande do Sul até o centro da Bahia, devido ao avanço de uma massa de ar que inibe a formação de instabilidades e nuvens carregadas de chuva.

Pancadas bem isoladas poderão ser registradas na faixa do litoral, desde Florianópolis (SC) até Iguape (SP), em consequência dos ventos úmidos que sopram do mar contra a costa.

Também chove de forma muito passageira no extremo oeste do Paraná e no norte de São Paulo, especialmente no período da noite. Já em áreas do Centro-Oeste, no Norte e na maior parte do Nordeste, a chuva ainda ocorre intercalada com períodos de sol e calor.

Volumes significativos podem ser registrados desde Mato Grosso até o Ceará devido a atuação de instabilidades em altos níveis da atmosfera, volumes que devem variar entre 20 e 50 milímetros

E finalmente o tempo começa a mudar na região Sul no fim de semana. Os ventos mudam de direção e agora transportam umidade da Amazônia ao oeste de São Paulo, Paraná, oeste de Santa Catarina e de Rio Grande do Sul e áreas da Campanha Gaúcha.

A chuva nessas regiões se concentra especialmente no período da noite, e vem de forma pontual e pouco volumosa, o que ainda não é suficiente para reverter o déficit hídrico da região, mas já proporciona um alívio em relação aos baixos níveis de umidade relativa do ar.

Mas o tempo firme continua na faixa leste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, e ainda no Médio Paraíba (RJ), Costa Verde (RJ), Baixada Fluminense, norte do Espírito Santo e praticamente todo o estado de Minas Gerais – com exceção do Triângulo Mineiro.

No Nordeste do país a chuva começa aos poucos a dar uma trégua, mas ainda serão observadas pancadas isoladas especialmente no Maranhão, enquanto nas demais áreas o sol predomina e a chuva vem com fraca intensidade.

No Centro-Oeste a atenção ainda se volta para Mato Grosso, pois devido à combinação entre calor, umidade e instabilidades nos níveis mais altos da atmosfera a chance para chuva volumosa é alta.

A chuva retorna também a Mato Grosso do Sul, e mesmo com baixos acumulados, o risco para temporais é elevado.

Temporais também são esperados em Rondônia, Amazonas, Pará e Tocantins, com alto risco para queda de raios e volumes consideráveis nestes últimos dois estados. Chuva retorna a Boa Vista (RR) e assim como nas demais regiões da região Norte, vem de forma bastante pontual.

Neste domingo, 2,) com exceção do oeste do Rio Grande do Sul, a chuva se espalha de vez pela região Sul e também sobre São Paulo, onde pode ocorrer a qualquer hora do dia e de forma mais generalizada.

Ainda não há expectativa para grandes acumulados, mas qualquer chuva é bem vinda neste momento.

Destaque também para uma leve queda nas temperaturas sobre estas regiões.

Ainda chove em alguns pontos do Sul de Minas e triângulo mineiro, mas nas demais áreas, tempo firme predomina, assim como em todo o Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Chance para temporais ainda persiste sobre o Centro-Oeste e Norte do país, com maiores volumes concentrados entre o oeste mato-grossense, Acre e Amazonas.

Já nas demais áreas e também sobre o Nordeste, o sol predomina, com bastante calor e chuva concentra no final do dia, de forma pontual e pouco volumosa.

Veja Mais

Um comentário em “Tempo começa a mudar no Rio Grande do Sul no fim de semana”

  1. Aqui é a Vanessa Santiago, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *