https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/04/gettyimages-1207377657.jpg

PELA CHAMPIONS

Diretor de saúde de Liverpool admite que “foi errada” a realização de jogo

Getty Images

Um dos últimos grandes jogos do futebol europeu a ser realizado com a presença de público, o duelo entre Liverpool e Atlético de Madrid, no dia 11 de março, foi considerado um erro pelo governo da cidade inglesa.

O diretor de saúde local, Matthew Ashton, apontou que permitir o evento foi um equívoco causado por uma má análise da situação com relação à pandemia do coronavírus.

– Não foi a decisão certa realizar a partida. Mas as pessoas não tomam decisões ruins de propósito. Talvez a seriedade da situação não estivesse sendo compreendida pelo governo naquele momento – afirmou Ashton ao jornal “The Guardian”.

O jogo de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões recebeu 54 mil pessoas no estádio de Anfield, sendo 3 mil delas da torcida visitante.

Naquele mesmo dia 11 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a epidemia da COVID-19 havia se tornado uma pandemia – ou seja, tinha atingido nível global.

Na véspera, o confronto entre Valencia e Atalanta, na Espanha, havia sido realizado sem a presença de torcedores.

Naquela altura, a cidade de Liverpool possuía apenas seis casos confirmados do coronavírus, e o governo britânico ainda se posicionava contra medidas de isolamento social, pedindo apenas que pacientes com sintomas permanecessem em casa.

– Apesar de que nunca iremos saber, o jogo contra o Atlético de Madrid pode ter sido um dos eventos culturais que influenciaram o aumento (de casos) em Liverpool. É definitivamente um evento a ser incluído na lista para aprendizado e uma futura investigação, para que as organizações possam aprender e não cometer erros parecidos – completou o diretor de saúde.

A realização da partida com público – que foi vencida por 3 a 2 pelo Atlético e que causou a eliminação do atual campeão da Champions – foi duramente criticada à epoca pelo técnico dos Reds, Jürgen Klopp.

Após se posicionar contra o fato do jogo ocorrer de forma normal, ele mostrou uma irritação incomum e chegou a gritar com um torcedor que o tentou cumprimentar antes de a bola rolar.

O técnico do Napoli, Carlo Ancelotti, revelou que Klopp chamou o jogo de “ato criminoso” em uma conversa com o alemão.

O técnico do Liverpool concedeu uma entrevista na semana passada lembrando o duelo – o último disputado pelos Reds antes da pausa no futebol em todo o mundo.

– Eu lembro que nós já sabíamos sobre a situação com o coronavírus no mundo mas ainda estávamos “no nosso túnel”, ainda não tinha realmente entrado na nossa cabeça. Na segunda de manhã (dois dias antes do jogo contra o Atlético), eu acordei e soube da situação (do coronavírus) em Madri, que eles iriam fechar escolas e universidades a partir de quarta-feira, então foi realmente estranho se preparar para aquela partida, para ser honesto. Eu normalmente não me incomodo com as coisas ao redor, eu consigo levantar barreiras quando estou preparando um jogo, mas naquele momento foi realmente difícil – lembrou Klopp.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *