https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/04/883866fddd215529eb3c4706db614500.jpg

INFORMATIVO

VG divulga boletim de monitoramento dos casos de COVID-19

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande começa a divulgar a partir de hoje, 1 de abril, seu Boletim de Monitoramento dos Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG, incluindo o COVID 19.

Após entendimento com a Secretaria de Estado de Saúde e para que uma maior compreensão da importância das pessoas fazerem o distanciamento social como forma de aplacar o Coronavírus, a divulgação acontecerá em momento posterior a divulgação realizada pelo Estado.

“A informação é elemento preponderante na batalha que estamos realizando contra o coronavírus e outras doenças respiratórias que tanto acometem as pessoas em nosso país e por isso a Prefeitura de Várzea Grande decidiu divulgar os dados relativos a cidade para evitar informações e realidades diversas, já que o Estado trás os dados de todas as 141 cidades e cada município divulgará seus números até como forma de permitir que as pessoas possam saber como está o andamento da doença”, disse o secretário de Saúde de Várzea Grande, Diógenes Marcondes.

Ele ressaltou ainda como importante a posição do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta de que a pandemia tem toda uma dinâmica própria,  e ter que avaliar as informações de 14 dias anteriores, ou seja, alguns que foram infectados pela doença só terão os primeiros sintomas após a quarentena de 14 dias em média.

“Mais do que o papel do Poder Público em divulgar os números e casos, estamos dando transparência a realidade dos fatos e principalmente de tudo que tem sido feito para que possamos, juntos com a sociedade, debelar o Coronavírus e controlar essa, bem como outras doenças do trato respiratório”, explicou Diógenes Marcondes.

O titular da Saúde de Várzea Grande lembrou ainda que a determinação da prefeita Lucimar Sacre de Campos é de que se divulgar todas as ações, mas com o cuidado para não se provocar mais temor.

“As pessoas precisam saber o quanto elas são importantes neste processo ao fazerem o distanciamento social e evitarem a propagação do vírus, além de terem a certeza de que o que está ao nosso alcance em parceria com o Ministério da Saúde do Governo Federal e a Secretaria de Saúde do Estado, bem como em parceria com a Prefeitura de Cuiabá está sendo realizado visando o bem estar das pessoas como um todo e ao meio social de vida de todos nós”, explicou.

Ele ponderou também que todas as medidas adotadas por Várzea Grande constam da página oficial do município http://www.varzeagrande.mt.gov.br/boletim-corona-virus/, bem como vídeos explicativos e o enfermeiro virtual da Universidade de São Paulo que auxilia as pessoas a saberem como se comportar e como acionar os meios públicos para eventuais necessidades.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *