https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/04/9e6576c4f53611e4f7751e1a40ff94bc.jpg

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Aniversário de Cuiabá é celebrado com saldo positivo

José ferreira

No ano em que Cuiabá completa 301 anos de fundação não foram poucos os desafios enfrentados, principalmente nessas últimas semanas, com medids extremas adotadas pela Prefeitura de Cuiabá no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

Mas nesse momento de reflexão, é preciso lembrar tambem as conquistas para Assistência, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência ao longo de pouco mais de três anos da gestão Emanuel Pinheiro, sempre com a participação da primeira-dama Márcia Pinheiro.

Prova disso, foi a realização do primeiro concurso pPúblico realizado pela Prefeitura no final do ano passado voltado exclusivamente para atender as demandas da Pasta Social do Município.

Mais de 25 mil candidatos participaram do certame onde foram ofertadas 288 vagas para diversos cargos. As provas foram realizadas no mês de dezembro de 2019 e a convocação dos aprovados foi realizada nos mês de fevereiro do presente exercício.

Os selecionados foram convocados, passaram pelo processo de capacitação e já estão exercendo as atividades relativas aos cargos, como assistentes sociais, psicólogos, técnicos administrativos, advogados, contadores, entre outros.

Cotidianamente, a equipe da Assistência Social desenvolve serviços que contemplam atividades individuais e coletivas, como: acolhimentos, visitas domiciliares, oficinas, palestras, abordagens sociais, participações em ações de cidadania aos sábados, entre outros.

Conforme balanço apresentado pela Secretaria, ao longo desses 39 meses da atual administração, os atendimentos na rede, formada por 60 unidades, totalizam mais de 300 mil.

“Podemos considerar o saldo das ações executadas pela Assistência Social como positivo. Cada vez mais estamos conseguindo ofertar um serviço de qualidade e excelência a população carente e de grande risco de vulnerabilidade social.

O nosso trabalho tem como meta encerrar a gestão com 100% de satisfação e metas atingidas”, disse o secretário municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Wilton Coelho.

Na oportunidade, o secretário responsável pela Pasta, Wilton Coelho, destacou os trabalhos que vem sendo executados pela equipe de abordagem aos moradores em situação de rua nesse momento de enfrentamento ao Covid-19.

Mais de 6 mil refeições já foram distribuídas, além de kits de higiene pessoal, álcool gel, cobertores, águas e informações sobre a doença.

“Não estamos medindo esforços para atender a essa população que tanto precisa dos serviços públicos ofertados”, citou.

Além disso, o secretário frisou ainda que esse é um trabalho permanente executado pela secretaria. Todas as ações de abordagem aos moradores em situação de rua, bem como os imigrantes presentes na Capital são constantes.

“Vale aqui ressaltar, a importante parceria com a Pastoral de Imigrantes, sendo essa a unidade referência para esse público e a Prefeitura é parceira, colaborando com despesas e fornecimentos de alimentos para ajudar a casa”.

Qualifica Cuiabá 300– Outro ponto que merece destaque, pontuou Coelho, são os cursos de profissionalização ofertados pelo Programa Qualifica Cuiabá, idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro, sendo coordenado pela Assistência Social e ministrados por instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Com objetivo de Trabalhar a educação profissionalizante nas comunidades mais carentes, levando inclusão social e gerando profissionais qualificados para o mercado, foi lançado o projeto ‘Qualifica Cuiabá 300’ em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Ao todo já foram entregues 1.171 certificados, sendo 469 participantes da 1ª e 702 da 2ª etapa. Ao todo serão mais de 100 turmas dentre os cursos ofertados. A 3ª etapa foi concluída no mês de março desse ano, com mais de 500 participantes. “Um fato que merece destaque nesse projeto de qualificação profissional são as vagas destinadas aos imigrantes presentes na Capital. Mais de 30 pessoas, entre venezuelanos, haitianos, japoneses, entre outros já foram capacitados e muitos desses já estão no mercado de trabalho”, ressaltou Coelho.

Além da parceria com o Senai, uma edição especial voltada para as mulheres com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) foi realizado. Foram 39 turmas, com uma média de 20 participantes em cada sala, nas áreas da beleza e alimentação e com a carga horária média de 90 horas. Apesar de cursos de curta duração, em diferentes áreas como produção de salgados, bolos, pães, técnicas de depilação em cera e egípcia, designers de sobrancelhas, manicure e pedicure e pintura em tecido. Ao todo, quase 5 mil pessoas serão atendidas pelo programa.

CRAS – Muitas unidades totalmente reformadas e revitalizadas foram entregues à população. Até o final da atual administração, todas as unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) passarão por reforma completa da estrutura, sendo essas as portas de entrada para o acesso e inclusão nos programas sociais ofertados pelo Governo Federal.

As unidades que já receberam as obras de revitalização predial que compreendem serviços de pintura, adequação das salas de atendimento, banheiros adaptados para atender as Pessoas com Deficiência (PCD), além de instalações elétricas novas foram dos bairros Tijucal, Osmar Cabral, Pedra 90, Jardim União, Novo Colorado e Pedregal. Agora faltam as unidades do Getúlio Vargas, Nova Esperança, Planalto, Novo Colorado, CPA, Dom Aquino, Praeiro, Jardim Araçá e Dr. Fábio que serão entregues até o final de 2020.

CREAS – Além dos CRAS, a população pôde procurar o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).  Os Centros Especializados cuidam especialmente de pessoas vítimas de violência e adolescentes em conflito com a lei.

A unidade que fica na região do centro de Cuiabá foi reformada e entregue à população, com um espaço todo equipado, com salas multiuso, refeitório, cozinha, administração, recepção, área para funcionários e banheiros femininos e masculinos. A unidade da região Norte, que fica no bairro Morada do Ouro, as obras também foram concluídas e entregues a população.

CCI – A rede de atendimento voltada a população com idade igual ou superior a 60 anos é composta por aproximadamente Mais 2.000 idosos, sendo assistidos por quatro unidades dos Centros de Convivência de Idosos (CCI’s), sendo eles o Padre Firmo, localizado no centro, o João Guerreiro, na região do Coxipó, Maria Ignês, no CPA e o Aidee Pereira, no bairro Novo Horizonte. Apenas a unidade do CPA, Aidee Pereira ainda não foi reformado, com as obras em andamento.

As unidades passaram por reforma completa, sendo realizados serviços de pintura, troca de telhado, piso, troca da parte elétrica, portas e janelas, melhorias nos banheiros e acessibilidade. Além disso, foram realizados serviços de jardinagem, calçadas e meio-fio e a instalação de novos equipamentos para a prática de exercícios físicos e de lazer.

SIMININA- Cerca de 1,2 mil meninas são atendidas nas 17 unidades e uma série de atividades que foram implantadas: aulas de inglês, balé, reforço escolar, cuidados médicos e psicológicos reforçados e entrega de óculos. Agora, o programa conta também com o Jovem Siminina, trazendo o atendimento para as meninas na faixa etária acima dos 14 anos, preparando-as para o mercado de trabalho.
Ainda neste ano, a capital irá ganhar reforços com ampliação das ações com a instalação de mais dois ambientes para atendimentos, nos bairros Bela Vista e Capão da Gama, que irá abarcar o atendimento em mais sete bairros da região como o Cohab Nova, Cidade Alta, Verdão, Coophamil, Porto, Jardim Independência e Jardim Primavera.  Essa será a terceira unidade entregue pela atual administração, sendo duas no Distrito do Sucuri e uma no bairro Santa Izabel, que foi construída e anexada com a antiga unidade do Jardim Araçá para comportar maior número de meninas.

As meninas são preparadas para um futuro em que elas sejam as protagonistas de suas histórias, sendo uma das características mais marcantes. Atividades lúdicas e desafiadores têm levado as pequenas participantes a se descobrirem de diversas formas, a partir da valorização da beleza particular de cada uma, bem como dos sonhos que almejam conquistar já na vida adulta.

CASA DE AMPARO- A Prefeitura de Cuiabá entregou a reforma inédita da nova Casa de Amparo – Vilma Benedita Rodrigues. A unidade de acolhimento institucional que funcionava temporariamente em outro endereço atendeu, até o momento, 63 mulheres, além de 75 crianças num total de 138 auxílios sociais efetuados em 2019. A capacidade da sede é de 22 mulheres vítimas de violência doméstica, acompanhas ou não de seus filhos.

São 29 espaços, com novas mobílias e estrutura física amplamente reformulada na parte estrutural que passa a contar com salas de coordenação, acolhimento, administrativo, psicossocial, brinquedoteca, refeitório, cozinha, dispensa, lavanderia, salão multiuso, refeitório, cozinha, almoxarifado, seis quartos, seis banheiros, horta, parque infantil e academia ao ar livre.
“Já foram 39 meses da gestão Emanuel Pinheiro. A nossa mensagem nesse momento de crise e de muita preocupação é que todos tomem os devidos cuidados pessoais, que possam ficar ao máximo em suas casas para que possamos enfrentar esse momento de luta e de muito cuidado com a saúde e a vida da nossa população e de todos nós. “Vamos pedir a Deus para que possamos voltar a nossa rotina. Fica a minha mensagem a toda sociedade cuiabana. Nesse 08 de abril, vamos celebrar as conquistas já alcançadas e que serão realizadas até o final de 2020. Parabéns Cuiabá. Parabéns população cuiabana. Vamos juntos sair dessa com mais uma vitória”, concluiu o secretário.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *