https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/04/2399f47b059c48c723891a1c988bdc16.jpg

EM ANDAMENTO

Assistência Social formata plano de ação e amplia vagas de abrigos

Davi Valle

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência em Cuiabá vem trabalhando em um novo Plano de Ação para continuar atendendo com excelência e dignidade à população em situação de vulnerabilidade social, no momento de união de esforços para evitar à disseminação do novo Coronavírus.

Todas as iniciativas contam com a parceria da primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro.

De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Wilton Coelho, uma das ações imediatas versa sobre o aumento da capacidade de abrigamento à população em situação de rua e já em fase de conclusão.

Um convênio será firmado com um hotel da capital o que irá refletir na capacidade que quase dobrará o quantitativo. Hoje, são disponibilizadas 150 vagas, distribuídas em três unidades. Com essa parceria, a rede de proteção terá à disposição, 270 vagas para atendimento.

O secretário explica que “o processo está em andamento e sob análise do Departamento de Licitação e Contratos da Prefeitura”.

Coelho elenca ainda que a pasta, sob a orientação da primeira-dama do Município, já efetivou a aquisição de mais 300 colchões, que já foram distribuídos conforme as determinações estabelecidas pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

Ele relembra ainda que a Prefeitura já desenvolve desde o ano de 2017, o projeto “Quero te Conhecer”, que conta com equipes que atuam na prestação de informações aos moradores em situação de rua quanto as unidades de acolhimento e oferta dos serviços disponibilizados pela Assistência Social.

“Vale aqui deixar bem claro, que a Prefeitura não está elaborando essas ações para esse tipo de população nesse momento de crise. A atual administração mantém como foco oferecer dignidade a essas pessoas que tanto carecem dos serviços públicos. “Infelizmente, muitos desses moradores, são resistentes, e preferem ficar nas ruas, pois nos albergues existem regras e normas a serem seguidas, e muitos não aceitam”, ponderou.

Outra frente de trabalho que vem sendo desenvolvida garante a distribuição de alimentos para pessoas carentes. Na ação, realizada em parceria com o Restaurante Popular – desde o dia 23 de março – são distribuídas 450 refeições todos os dias.

Mais de 7 mil marmitas já foram entregues na região Central, Rodoviária, Aterro Sanitário e Porto.

Além da alimentação, estão sendo entregues kits de higienização pessoal, cobertores, álcool gel. A população recebe também orientações sobre as formas de prevenção ao novo Covid-19. Vendedores ambulantes e até taxistas estão sendo beneficiados com essa iniciativa.

Outra iniciativa, merece destaque trata-se da confecção de máscaras pelo ateliê do Programa Siminina. Atualmente, explica a primeira-dama mais de 3,3 mil máscaras já foram confeccionadas e distribuídas à população.

A produção do item de proteção faz parte de uma ação voluntária liderada pela primeira-dama Márcia Pinheiro e tem por objetivo levar aos grupos como profissionais de saúde, pessoas em vulnerabilidade social, moradores em situação de rua e idosos que integram o grupo de risco de contágio.

“Nós reunimos as costureiras do programa e, também, contamos com ajuda de várias pessoas que estão sendo solidárias para esta causa. Em razão da grande demanda, as máscaras têm ficado em falta no mercado. Engajados no enfrentamento a pandemia, buscamos uma alternativa para suprir essa necessidade. O trabalho em conjunto fortalece a nossa rede de proteção. Trabalhamos pautados na para garantia do melhor atendimento, garantindo a preservação da vida”, declarou a primeira-dama Márcia Pinheiro.

A primeira-dama relembrou ainda dos trabalhos que já são realizados pela Prefeitura de Cuiabá, como as campanhas ‘Aquece Cuiabá ‘e ‘Natal Sem Fome’, sempre com a atenção voltada especialmente à população em situação de rua.

“Não podemos fechar os olhos nesse momento difícil e contribuir para esse grupo que é tão vulnerável. É a chamada humanização que defendemos e é a marca de nossa gestão”, reforçou Márcia Pinheiro.

“Estamos trabalhando diuturnamente, traçando estratégias efetivas no atendimento a população em situação de rua que tanto precisam dos serviços públicos, principalmente da área social. Parcerias estão sendo firmadas para que ações sejam colocadas em prática de forma efetiva, a fim de conter o avanço do Covid-19 em Cuiabá. Estamos enfrentando um momento difícil, mas temos a certeza que com a colaboração de todos vamos superar”, concluiu Wilton Coelho.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *