https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/04/e3233765937b0045c294f5034508a769.jpg

INTELIGÊNCIA BRASILEIRA

Avaliação das medidas de combate à Covid contam com o apoio da Abin

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Luiz Alves

Além de respaldadas pela Organização Mundial da Saúde e pelo Ministério da Saúde, as medidas aplicadas pela Prefeitura de Cuiabá em combate ao novo Coronavírus (Covid-19) contam com o apoio de importantes instituições no trabalho de monitoramento. A Agência Brasileira de Inteligência (Abin), por exemplo, é um dos órgãos que auxiliam o Município na avaliação da eficiência das ações implantadas.

Conforme explica o prefeito Emanuel Pinheiro, reuniões semanais são feitas entre o gestor e técnicos da Abin, nas quais são realizadas as projeções das medidas em andamento. “A Agência Brasileira de Inteligência tem uma cadeira no Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus. Eles nos ajudam no monitoramento e nas análises dos avanços promovidos pelo isolamento social”, relata.

Instituído pelo decreto nº 7.839, o comitê é formado por representantes das secretarias de Saúde, Ordem Pública, Mobilidade Urbana, Educação, Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Procuradoria Geral do Município, além do próprio chefe do Executivo. O grupo tem o objetivo de unificar o trabalho dos órgãos municipais em prol da contenção da pandemia.

Além do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, a Prefeitura de Cuiabá possui ainda um grupo de fiscalização unificada, que também auxilia no fornecimento de informações. Essa equipe é formada por servidores das secretarias de Ordem Pública, Mobilidade Urbana, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, e atuam diariamente nas quatro regiões da Capital.

“Proteger o cidadão é a minha responsabilidade como prefeito e dessa missão não abro mão. Por isso, estamos cercados de todo um contingente técnico, que nos dá suporte para adotar os procedimento necessários para cuidar o cidadão e sairmos dessa tempestade sofrendo o menor impacto possível. Nossas equipes, compostas por especialistas de altíssimo nível, discutem diariamente as decisões que precisam ser tomadas”, argumenta Pinheiro.

O chefe do Executivo cuiabano destaca ainda que, apesar de parte da população ainda descumprir o isolamento social, a determinação tem sido fundamental na luta contra a pandemia. Ele salienta que, desde de o dia 3 de abril, quando o decreto que prorrogou as medidas de isolamento social foi assinado, Cuiabá tem apresentado números positivos no controle do número de infectados.

“Estamos avançando. Até o dia 4 de abril, quando começou a vigorar o decreto, Cuiabá representava 62% dos casos gerais confirmados no estado. Hoje, ou seja, pouco mais de duas semanas após essa data, Cuiabá representa 52%. São 10% a menos de pessoas infectadas. É um número extremamente relevante e reforça a necessidade das nossas determinações”, pontua o prefeito.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *