https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/04/b5535d3afc931e0503fbbe88e4fcaec2.jpg

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Casa de Amparo adota medidas preventivas contra o coronavírus

Reprodução

Considerada como referência no atendimento à mulheres vítimas de violência doméstica em Cuiabá, a Casa de Amparo “Vilma Benedita Rodrigues” é uma das unidades ligadas a Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência que mantém as atividades em pleno funcionamento nesse momento de enfrentamento ao coronavírus conforme estabelecido em decreto municipal.

No entanto, algumas medidas diferenciadas foram adotadas a fim de evitar a aglomeração de pessoas, sendo esses um dos principais fatores favoráveis a proliferação do covid-19.

A coordenadora da Casa, Fabiana Soares disse que os horários de trabalho foram divididos por escalas, sendo quatro plantões diários, composta por uma equipe de sete servidores, sendo cinco durante o dia e dois a noite. Kits de higienização pessoal, como álcool gel e máscaras foram entregues para todos os servidores e amparados.

‘Quero aqui registrar todo empenho da nossa primeira-dama Márcia Pinheiro, que sempre manteve esse cuidado especial com as nossas amparadas. Nesse momento não está sendo diferente. Todas as nossas demandas estão sendo atendidas”, disse Fabiana.

Além disso, pontuou Fabiana, desde a porta de acesso a unidade, já foi colocado um tapete com água sanitária para desinfecção dos pés assim que o servidor chega para trabalhar. Em cada setor, está sendo disponibilizado álcool gel para higienização das mãos, sempre que necessário.

“Adotamos todas as precauções e medidas exigidas de higiene para o controle do coronavírus. Sabemos que podem ser medidas simples, porém de fundamental importância nesse momento onde o prefeito Emanuel Pinheiro não está medindo esforços para manter a segurança e vida dos servidores que estão na linha de frente, como dos amparados que estão na Casa”, afirmou.

Atualmente a Casa está com uma mulher, de 19 anos e três crianças. A capacidade da sede é de 22 mulheres vítimas de violência doméstica, acompanhas ou não de seus filhos.

“Todos os cuidados estão sendo tomados. A limpeza da Unidade está sendo realizada várias vezes ao dia”, completou.

São 29 espaços, com novas mobílias e estrutura física amplamente reformulada na parte estrutural que passa a contar com salas de coordenação, acolhimento, administrativo, psicossocial, brinquedoteca, refeitório, cozinha, dispensa, lavanderia, salão multiuso, refeitório, cozinha, almoxarifado, seis quartos, seis banheiros, horta, parque infantil e academia ao ar livre.

Nesse espaço tempo ainda contaríamos com a reforma total da Nova Casa de amparo, local institucional direcionado à acolhimento de mulheres vítimas de agressão. A política pública voltada à mulher agora tem novo espaço de 608,46 m² e seus 29 cômodos totalmente revitalizados.

“Toda essa gama de ações e políticas passará a se concentrar na inédita Secretaria Municipal da Mulher, anunciada durante a assinatura do Termo de Convênio com o Tribunal de Justiça. Cuiabá será a oitava capital brasileira a possuir um órgão específico para o desenvolvimento de ações e proporcionará maior fomentação na implementação de novas políticas que visam a igualdade de gênero, a eliminação de qualquer forma de discriminação e violência doméstica”, completou a primeira-dama Márcia Pinheiro.

Desde o dia 16 de março, quando o primeiro decreto emergencial foi assinado, a Prefeitura de Cuiabá vem desenvolvendo uma série de atividades em combate ao contágio do vírus. Agora, com a publicação do novo documento, as medidas de isolamento social, já em andamento, continuam em vigor no território cuiabano. Conforme explicou o prefeito, a opção por manter os procedimentos de prevenção ao Covid-19 segue os embasamentos técnicos e científicos elaborados por entidades especialistas no campo da saúde pública.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *