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CULTURA EM CASA

Inscrições ficam abertas até quarta-feira e podem ser feitas pela internet

Divulgação

Trabalhadores da cultura interessados em participar do Festival Cultura em Casa podem fazer o credenciamento para o edital até quarta-feira (22.04), tanto pela internet quanto presencialmente via protocolo na sede da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

A iniciativa prevê a contratação de 170 ações e projetos de profissionais da cultura de Mato Grosso prejudicados pela pandemia do coronavírus. A proposta do Festival Cultura em Casa é promover uma programação cultural regional online, com apresentações artísticas, exibição de obras de cinema, debates, oficinas e palestras, que serão transmitidas pela internet para a população.

O pagamento ao profissional irá variar de R$ 700 a R$ 2.000, dependendo do trabalho executado e da quantidade de pessoas que participam da ação. Pelo edital, a Secel irá credenciar profissionais da cultura de diferentes segmentos artísticos e/ou manifestação cultural, que atuem nas artes cênicas (teatro, dança, circo), artes visuais (pintura, desenho, gravura, escultura, fotografia, instalação, artesanato, multimeios), música, literatura, audiovisual e/ou cinema. Além disso, haverá contratação de um produtor cultural para trabalhar no Festival e um comunicador para fazer o trabalho gráfico e dar suporte técnico nas transmissões ao vivo pelas redes sociais.

Vale lembrar que os trabalhos inscritos precisam estar alinhados aos objetivos do Plano Estadual de Cultura e previstos nas seguintes áreas temáticas: Culturas Tradicionais, Culturas LGBTQIA+, Cultura Negra e de Matriz Africana, Culturas Indígenas, Memória Social e Patrimônio Histórico, Grupos e Comunidades Étnicas.

Para participar, o candidato deverá residir em Mato Grosso, ser trabalhador da cultura e viver exclusivamente da renda do trabalho artístico e cultural. Não poderá ter vínculo empregatício ou contrato contínuo de trabalho vigente, nem receber pensão, aposentadoria, seguro-desemprego ou auxílio do Programa de Transferência de Renda Federal (excetos Bolsa Família e Auxílio Emergencial Coronavírus Covid-19).

Para se inscrever pela internet, o candidato deverá acessar o site cultura.mt.gov.br/editais – Festival Cultura em Casa – preencher e enviar o formulário de credenciamento. Os demais documentos deverão ser enviados ao email [email protected] ou no ato da contratação.

Outra opção é fazer a inscrição via correios, ou protocolando o processo diretamente na Secel. Nestas modalidades, o proponente precisa apresentar todos os documentos exigidos pelo edital no ato do credenciamento.

Serviço:

Para explicar melhor como é o edital, e esclarecer as dúvidas mais frequentes, a equipe da Superintendência de Políticas Culturais da Secel elaborou um arquivo com Perguntas e Respostas. Para acessar, clique AQUI.

A Secel está localizada na Avenida José Monteiro de Figueiredo (Lava Pés), 510, bairro Duque de Caxias, Cuiabá-MT, CEP: 78043-300. O atendimento ao público para o edital será das 8h às 12h. Mais informações: [email protected]

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