https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/04/lagosta-640x427-1.jpg

COVID-19

Para ajudar setor, governo suspende regras para pesca da lagosta

Tiago Stille/ Governo do Ceará

FOTOS DA VISITA A INTERFRIOS, ONDE SE PROCESSA LAGOSTA PARA EXPORTACAO FOTOS: TIAGO STILLE/ GOV. DO CEARA

A Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura suspendeu a medida que estabelece o período de defeso e define as regras para desembarque, transporte, armazenamento, comercialização e beneficiamento das lagostas vermelha, verde, pintada e sapateira.

A medida, publicada no Diário Oficial da União desta sexta, 17, entrará em vigorar a partir de 1º de maio de 2020 e se estenderá até 31 de maio de 2021.

Durante a suspensão, prevalece o período de defeso de 1º de dezembro a 31 de maio das lagostas verde e vermelha e o estoque devidamente declarado poderá ser comercializado durante todo o período de defeso.

Para as lagostas das espécies pintada e sapateira, não haverá defeso nem outras restrições.

O objetivo da medida é atender às solicitações do setor produtivo devido aos problemas causados pela pandemia do novo coronavírus.

Entre as motivações está a dificuldade em realizar investimentos financeiros neste momento para adequação estruturais das embarcações a fim de transportar e comercializar a lagosta inteira, como determinava uma instrução normativa.

Também foi considerado que cerca de 95% da produção da lagosta é exportado, cenário atualmente comprometido pela pandemia.

“Durante o período de suspensão temporária da instrução normativa nº 54, ficam mantidas as vigências integrais dos dispositivos da instrução normativa Ibama nº 138, de 6 de dezembro de 2006, e nº 206, de 14 de novembro de 2008.

Com a suspensão, volta a vigorar a proibição do desembarque, conservação, beneficiamento, transporte, armazenamento, comercialização e exportação das lagostas verde e vermelha, sob qualquer forma que venha a descaracterizar a cauda da lagosta, impedindo a sua identificação e medição, conforme estabelecido pelo Ibama.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *