https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/04/d4845a7f5149667e792ad7b787913795.jpg

PROTEÇÃO

30 mil testes rápidos do COVID-19 para profissionais da saúde são adquiridos

Gustavo Duarte

Cuiabá deve receber, ainda em abril, pelo menos 30 mil testes rápidos para diagnosticar o novo coronavírus (Covid-19).
Segundo a informação dada neste sábado (18) pelo secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Possas de Carvalho, o lote foi adquirido da China e será direcionado para os profissionais da saúde, que se encontram na linha de frente no enfrentamento à pandemia.

 

Segundo o secretário, além da eficiência, a grande vantagem do teste é a agilidade na apresentação do resultado, levando no máximo 30 minutos para que a análise seja realizada.

 

Possas destaca que uma das principais preocupações do Município é garantir que os profissionais consigam desenvolver suas funções, consideradas essenciais para população, da forma mais tranquila e segura possível.

 

O titular da pasta de Saúde reforça ainda que o isolamento social tem sido crucial para o sucesso no trabalho de contensão da transmissão do vírus. Ele afirma que, caso o prefeito Emanuel Pinheiro não tivesse adotado a medida logo de imediato, a projeção era de que, neste momento, Cuiabá estivesse com mais de mil casos confirmados e cerca de 100 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados.

 

“Fizemos o dever de casa e estamos começando usufruir dos resultados positivos. A consequência desse esforço é que não estamos com nenhuma vaga de enfermaria ocupada e apenas duas de UTI. O primeiro processo foi o de contensão. Agora, estamos em fase de transição para a etapa de mitigação”, explica o secretário.

 

De acordo com Possas, desde janeiro a Prefeitura de Cuiabá vem se preparando para o combate à Covid-19. Para ele, foi esse planejamento que permitiu que a Capital não atingisse as situações negativas enfrentadas por outros grandes centros urbanos.

 

Entras as ações lembradas pelo secretário está o aumento no número de Unidades de Terapia Intensiva nas unidades de saúde municipal.

 

“Cuiabá detém o maior número de leitos de UTIs públicos de Mato Grosso, que possui cerca de 400. Temos aproximadamente 220 e vamos subir esse número para 250, totalmente preparados para todos os tipos de atendimento, sempre que necessário. Estamos entre os melhores em estrutura pública de saúde”, avalia.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *