https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/04/IMG_0889.jpg

MEDIDAS ESTRATÉGICAS

SES apresentará panorama para atualizar plano de enfrentamento à Covid-19

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Repredução

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) vai apresentar um panorama da situação do novo coronavírus em Mato Grosso na próxima reunião do Gabinete de Situação, na quinta-feira (23.04). O objetivo é atualizar o Plano Estadual de Contingência e Enfrentamento ao avanço da Covid-19.

“Nós apresentaremos ao Governo de Mato Grosso todo o nosso planejamento de enfretamento à Covid-19. Vamos apresentar uma radiografia de como estamos nas áreas ligadas aos recursos humanos, a disponibilização dos nossos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), enfermarias, estoque de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e transporte de emergência terrestre e aérea. Vamos explanar nossas condicionantes do nosso status atual de enfrentamento”, explicou o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo.

O resultado servirá como base para que o “Governo do Estado e os municípios adotem novas medidas que entenderem necessárias”, tais como o retorno das atividades econômicas e demais serviços que estão parcialmente interrompidos como medida preventiva ao avanço do coronavírus.

O secretário destacou que com o retorno de alguns serviços e a flexibilização da atividade econômica “não significa que as pessoas deixem de usar máscaras ou que deixem de evitar aglomerações”. Ou seja, é possível seguir todas as recomendações estabelecidas pelas autoridades de saúde para evitar o crescimento do número de infectados pela doença.

Os números do Boletim Informativo n° 42, divulgado a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) no último domingo (19), confirmou 174 casos da Covid-19 em Mato Grosso. Além disso, nesta segunda-feira, foi registrado o sexto óbito em decorrência do coronavírus. Par acessar o documento que mostra detalhadamente os casos no Estado, clique aqui.

Ações para o tratamento dos pacientes com Covid-19

Para o tratamento de pacientes diagnosticados com a Covid-19, a SES-MT iniciou, no dia 23 de março, as obras para a construção de mais 210 leitos no Hospital Metropolitano. A unidade será a referência estadual de atendimento aos casos graves da doença.

O Governo trabalha para construir novos leitos em menor tempo possível. Por isso, os profissionais da Secretaria Estadual de Saúde trabalham em ritmo acelerado. A expectativa é de que a conclusão da construção dos novos leitos ocorra no final do mês de abril. O modelo do projeto prevê a montagem das paredes com painel isotérmico, mesmo sistema usado na China; um modelo eficiente e de fácil implantação, que otimiza o tempo de obra e possibilita sua finalização em menor tempo.

Após a pandemia, a estrutura construída ficará definitiva para o Hospital Metropolitano. Com isso, a unidade terá um total 278 leitos – já que atualmente o local conta com outros 60 leitos clínicos e 10 leitos de UTI – e continuará atendendo as especialidades contempladas antes da pandemia por coronavírus.

Cuidado e prevenção

Para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus é recomendado:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;

– Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *