https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/03/thumbs3-2.png

FUNCIONAMENTO DAS IGREJAS

Prefeito atende reivindicação religiosas intermediada pela Câmara

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Misael Galvão (PTB) e o vereador Marcrean Santos (PROGRESSISTAS) intermediaram uma reunião entre o Prefeito Emanuel Pinheiro, a diretoria do Conselho de Pastores do Estado de Mato Grosso (COMEC-MT) e representantes da Convenção de Ministros da Assembléia de Deus no Estado de Mato Grosso (COMADEMAT), ocorrida na última sexta-feira (17), no Palácio Alencastro.
Na pauta da reunião, esteve o pedido de apoio do conselho estadual que foi encaminhado ao chefe do executivo municipal com interveniência do presidente do legislativo cuiabano. De acordo com o documento protocolado junto ao Gabinete do Prefeito, as medidas emergenciais implantadas pela Prefeitura de Cuiabá visando combater a propagação da pandemia do novo Coronavirus (COVID-19), comprometeu profundamente o funcionamento dos templos religiosos localizados na Capital.
Diante dessa situação, houve um descompasso na assistência espiritual promovida regularmente pelos líderes religiosos junto aos fiéis e comunidade em geral. Nesse contexto, incluem-se os cultos e as obras sociais desenvolvidas voluntariamente pelos membros das entidades religiosas, tendo em vista a proibição de promover reuniões que possam ocasionar uma eventual aglomeração de pessoas.
Outra dificuldade enaltecida pelo Conselho de Pastores de Mato Grosso foi o desequilíbrio financeiro das igrejas, causada pela imposição de um isolamento social muito restritivo. Consequentemente, o distanciamento dos membros de suas respectivas igrejas, que efetivamente são mantidas através dos dízimos, doações e ofertas dos mesmos.
Segundo o vereador Marcrean, dentre as reivindicações apresentadas pela entidade que congrega os ministros evangélicos do estado, destacou-se a flexibilização na proibição da realização dos cultos para aqueles que estão fora do grupo de risco. “Observando as normas sanitárias orientadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), entendo que essa flexibilização seja perfeitamente possível”, assegurou o parlamentar.
Na ocasião, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) ouviu as reivindicações diretamente do pastor Oscemário Daltro, presidente do COMEC-MT, que estava acompanhado dos demais membros da diretoria do colegiado, dos vereadores Misael Galvão (PTB), presidente da Câmara Municipal de Cuiabá e Marcrean Santos (PROGRESSISTAS), interlocutores da agenda ocorrida no Palácio Alencastro. Também participaram da reunião o Secretário de Governo Lincoln Sardinha, o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Juarez Samaniego e o vereador Marcos Veloso, representando a Comunidade Católica.
Na tarde desta segunda-feira (20), o prefeito de Cuiabá assinou o Decreto Municipal Nº 7.887, que dispõe sobre a retomada gradativa das celebrações religiosas a partir do dia 27 de abril, respeitando limite de celebrações diárias e procedimentos de higienização dos espaços.
De acordo com o novo decreto, as atividades religiosas de qualquer natureza deverão respeitar a realização máxima de seis celebrações diárias, duas em casa período do dia, com intervalo mínimo de 1h30 entre elas. Também deverá ser realizada a desinfecção do local antes, após e nos intervalos das atividades e também ofertado produtos para higienização das mãos.
No espaço onde as atividades religiosas sejam realizadas, deve se respeitar a lotação de apenas 30% da capacidade total para que não aja aglomeração. Todos devem usar máscaras e evitar contato físico, como abraços e apertos de mão.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *