https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/04/56e99181fc5a317af766f8a941c8abf0.jpg

EM HOTEL ALBERGUE

Prefeitura realiza ação de acolhimento à pessoas em situação de rua

PREFEITURA DE CUIABÁ / CAROLINA MIRANDA
[email protected]

Davi Valle

De banho tomado, cabelo cortado e barba feita, Roberto Alves não conseguia esconder tamanha alegria e satisfação pela oportunidade de mudar de vida. Agora, sua única certeza é de que não quer voltar mais a morar na rua. “Agora vou para o hotel albergue e vou poder procurar um emprego. Estou muito grato”. O trabalho de acolhimento, que teve início na manhã desta quinta-feira (23), é desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, com apoio do Núcleo da Primeira-dama.

As abordagens são mais um plano de ação colocado em prática com a atenção voltada especificamente as pessoas em situação de rua nesse momento de enfrentamento ao novo Coronavírus. A Pasta tem realizado constantemente abordagens em pontos de grande concentração dessas pessoas, de forma a sensibilizar e orientar sobre a importância do isolamento social para evitar a disseminação da pandemia no Município.

“Esta é mais uma ação em parceria com a Secretaria de Assistência Social em prol das pessoas em situação de rua. Temos realizado muitas abordagens pela cidade, porque sabemos da importância em não deixar ninguém sem amparo, muito menos nesse momento de enfrentamento a pandemia”, comentou a primeira-dama Márcia Pinheiro.

Os interessados estão sendo encaminhados para o Ginásio Dom Aquino para o cadastro. Lá, eles recebem todas as informações sobre acolhimento, kits de higiene pessoal, toalhas, cabide solidário, corte de cabelo, atendimento médico com vacinas e podem tomar banho. Em seguida, os que aceitam, são levados para o hotel. Nesse primeiro dia, cerca de 50 pessoas foram acolhidas e encaminhadas ao “Hotel Albergue”. O projeto segue até sexta-feira (24) ou até o encerramento das 120 vagas disponíveis no “Hotel Albergue”.

“Essa importante parceria com a Rede de Hotéis Mato Grosso foi efetivada graças ao apoio que temos da gestão, do prefeito Emanuel Pinheiro e da primeira-dama Márcia Pinheiro. Serão 120 novas vagas, o que irá resultar numa capacidade de abrigamento de 270 pessoas, somadas as vagas já existentes nos três albergues Municipais”, pontuou Wilton Coelho, secretário de Assistência Social. Hoje a rede abriga 110 pessoas, tendo 40 vagas em aberto.

A aceitação é gradativa, porém, a equipe está preparada para ofertar um atendimento de excelência e dignidade a essa população. De acordo com o secretário, essa população tem uma certa resistência, pois a grande maioria está nas ruas em razão de conflitos familiares. Com isso, muitos fizeram a opção de estar nessa situação.

No entanto, já sabendo dessa resistência, a equipe está treinada para explicar a intenção da Prefeitura. “Deixamos bem claro que não estamos querendo forçar ninguém a aceitar. O que queremos é proteger essas pessoas, evitar que eles fiquem doentes e explicar qual o principal objetivo desse trabalho de humanização e valorização do ser humano da gestão Emanuel Pinheiro”, disse o secretário.

No “Hotel Albergue” serão executados os mesmos procedimentos aplicados nas unidades Municipais, com regras e normas a serem seguidas e respeitadas pelos albergados. Foi firmado um contrato de seis meses, podendo ser suspenso a qualquer momento, no valor de R$ 80,00 a diária por abrigado, já inclusas todas as refeições. O objetivo dessa prestação de serviço é atender aos moradores de rua enquanto estivermos nesse momento de pandemia. “Se for necessário a ampliação de novas vagas, outras parcerias serão firmadas. O que o prefeito Emanuel Pinheiro quer é não deixar que ninguém fique desamparado nesse momento de crise e angústia de toda população, e essa é a nossa meta”, reforçou Coelho.

Para atender aos que forem acolhidos, foram contratadas 20 pessoas que irão trabalhar por escala, com plantões diurnos e noturnos. O processo de contratação está sendo executado pela Secretaria Municipal de Saúde.

OUTRAS AÇÕES

Também vem sendo desenvolvida a distribuição de alimentos para pessoas carentes. Na ação, realizada em parceria com o Restaurante Popular desde o dia 23 de março, são distribuídas 450 refeições todos os dias. Mais de 7 mil marmitas já foram entregues na região Central, Rodoviária, Aterro Sanitário e Porto.

Além da alimentação, são entregues kits de higienização pessoal e cobertores. A população recebe também orientações sobre as formas de prevenção ao novo Covid-19. Vendedores ambulantes e até taxistas estão sendo beneficiados com essa iniciativa. Para o futuro, planos de ações estão sendo traçados tendo como parceiros o Ministério Público Estadual e Defensoria Pública.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *