https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/04/pele-gylmar-e-didi-comemoram-titulo-da-selecao-brasileira-na-copa-do-mundo-de-1958-1528916020210_v2_900x506.jpg

NA QUARENTENA

Por que TVs não reprisam jogos de copas pré-década de 70

AP Photo/File

Em tempos que a quarentena por causa do Covid-19, a principal atração dos canais esportivos tem sido reprises de jogos antigos.

Mas saudosistas da época de ouro da seleção brasileira estão na bronca: por que os jogos finais da Copa do Mundo de 1958 e 1962, que estão na íntegra na internet, não passam na TV?

Até o momento, as reprises mais antigas da seleção brasileira foram da Copa de 1970, feitas pelo SporTV algumas semanas atrás.

Segundo apurou a reportagem do UOL Esporte, todo jogo de seleções precisa ter um aval da FIFA para ser exibido – seja em TV aberta ou fechada.Normalmente, os direitos de imagem de um jogo de Copa do Mundo pertencem a FIFA logo após o fim do Mundial.

O problema é que, até 1970, a FIFA não guardava as íntegras de partidas, até por conta da tecnologia – jogos ao vivo só eram exibidos normalmente no país-sede, por TVs locais. Por exemplo: na Copa de 1958, a Fifa autorizava a TV dona dos direitos de transmissão em instalar suas câmeras e exibir o jogo localmente.

Por isso, existe uma versão na íntegra da final entre Brasil e Suécia no YouTube, com narração original da Rádio Nacional, montada por um internauta.

O mesmo vale também para a final da Copa do Mundo de 1962, entre Brasil e Tchecoslováquia. Essa prática de uma transmissão local exclusiva para a dona dos direitos de transmissão para um país também explica o motivo de VT da final da Copa do Mundo de 2002 estar em HD no YouTube, e não nos arquivos da Fifa – e nem na Globo.

Naquele ano, a TV coreana SBS fez uma transmissão própria, em alta definição, do jogo entre Brasil e Alemanha. Mas foi com câmeras e estruturas suas, sem depender da FIFA.

Como se sabe, a primeira Copa exibida totalmente em HD para o Brasil foi em 2010, após o início da implementação do sinal digital no país em 2008.Ou seja, jogos antigos antes de 1970 somente pela internet, e se der sorte.

Na TV, oficialmente, é impossível. Vale ressaltar que o SporTV tem reprisado nos últimos tempos jogos de seleções na “Faixa Especial” e deve continuar neste expediente até o final da pandemia.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *