https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Educação-Estadual-atende-imigrantes-de-diversos-países-785x466-1.jpg

FLEXIBILIZAÇÃO

Cuiabá cria plano estratégico para retomada das aulas públicas e privadas

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Mayke Toscano

O prefeito Emanuel Pinheiro anunciou nesta segunda-feira (27) nas redes sociais a ampliação do período de suspensão das aulas – previstas para serem retomadas no próximo dia 10 de maio -, para até o dia 17 de maio. Após uma vídeo conferência com a participação de representantes do Ministério Público de Mato Grosso, e do secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos, Emanuel Pinheiro anunciou também a criação de um plano estratégico para o reinício das aulas, a partir do dia 18 de maio, caso os números relacionados à Covid -19 se mantenham controlados no Município.

O Decreto nº 7.890 que dispõe sobre as ações para a retomada segura das atividades educacionais em Cuiabá será publicado nesta terça-feira (28), no Diário Oficial do Tribunal de Contas do Estado.

O prefeito Emanuel Pinheiro disse que o decreto define as  linhas gerais do Plano Estratégico, e que a equipe da Secretaria de Educação está detalhando as ações a fim de compatibilizar a volta das atividades presenciais nas unidades educacionais da rede publica municipal de Ensino com as medidas de prevenção de contágio pelo novo coronavírus.

“O plano de ação traz condições mínimas e será implementado se os números relacionados ao coronavírus continuem sob controle no Município. A nossa previsão é de que essa flexibilização aconteça a partir do dia 18, de forma gradual e escalonada, para os alunos de creches, Centros Educacional Infantil Cuiabano e os Centros Municipais de Educação Infantil. Iremos adotar as medidas que assegurem a saúde da população,  e a  prevenção e combate à pandemia de COVID-19”,  salientou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Até o dia 18, o Município continuará avaliando os números relacionados ao coronavírus e, uma reunião já está prevista para o dia 14 de maio.

As medidas preveem a  capacitação dos profissionais da educação para a identificação de casos de síndrome gripal, a  higienização das unidades escolares, antes e após a realização das atividades; a oferta de produtos para higienização das mãos, como água e sabão líquido e/ou álcool em gel; o uso obrigatório de máscaras pelos alunos e profissionais da educação e, a orientação à comunidade educacional por meio de cartazes fixados nas unidades, entre outros.

Cronograma de retorno

De acordo com o plano,  o retorno das atividades presenciais está previsto para o dia 18 de maio, de forma gradativa e por etapas. Nesse dia, voltam os alunos de 0 a 3 anos e 11 meses e no dia 25 de maio os alunos de 4 e 5 anos.

“Para o retorno desses alunos será feito um escalonamento para alternar os dias em que os pais levarão seus filhos nas unidades. Essa alternância de dias será observada até o dia 10 de junho. Os pais serão comunicados pelas equipes gestoras”, explicou o secretário Alex Vieira Passos.

Os alunos do 6º ao 9º Ano e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) voltam no dia 01 de junho e no dia 08 de junho os alunos do  1º ao 5º ano, quando o executivo municipal espera já estar superado o momento de maior risco de infecção pelo vírus.

O secretário de Educação, Alex Vieira Passos lembrou que essa é uma previsão.  “Como vem acontecendo desde o início, em relação às medidas adotadas pelo Município, estaremos avaliando cada momento, para que sejam adotas as medidas de prevenção necessárias. Caso os números sejam diferentes do que observamos hoje, serão tomadas outras medidas”, ressaltou.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *