https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/04/cemiterio-de-inhauma-2.jpeg

OBRAS DE AMPLIAÇÃO

Cemitérios do Rio de Janeiro criam 12 mil novas gavetas mortuárias

Reprodução

Os cemitérios do Rio de Janeiro avançam em obras para ampliação dos sepultamentos frente ao aumento de óbitos durante a pandemia do novo coronavírus.

Informações do Portal de Transparência dos cartórios do RJ apontaram crescimento de 2.500% no número de registros de mortes por síndrome respiratória aguda no estado.

Os dados são equivalentes ao período de 16 de março a 28 de abril deste ano, superiores aos registrados em 2019, deixando o RJ atrás apenas dos estados de Pernambuco e Amazonas.

Na manhã desta terça-feira (28), imagens do Globocop mostraram blocos de gavetas sendo construídos nos cemitérios de Inhaúma e Irajá, na Zona Norte da cidade, e também no cemitério do Caju, na Região Portuária.

A concessionária responsável pelo Cemitério de São Francisco Xavier — o maior do RJ –, no Caju, já havia anunciado a construção de estruturas que comportarão 12 mil novas gavetas para caixões.

A Reviver afirmou ainda que este e outros seis campos santos sob sua gestão têm áreas exclusivas para enterros de vítimas da Covid-19.

Ainda de acordo com os dados dos cartórios, os números de mortes por causa indeterminada tiveram um aumento ainda mais significativo, com 8.533% de crescimento em comparação com o ano passado.

Em meio à situação, a Assembleia Legislativa do RJ criou um canal para que as pessoas tirem dúvidas sobre a Covid-19 e também sobre auxílios para enterros. O WhatsApp da Cidadania atende pelo número (21) 99670-1400.

“Para solicitar a gratuidade no serviço de sepultamento, é preciso separar documentos originais e cópias e levar à funerária. Caso o pedido não seja aceito, você pode perguntar sobre o jazigo social, que eles vão analisar e reduzir os custos do sepultamento. Se ainda for negado, você pode entrar em contato com a Defensoria Pública pelo 129″, explica a deputada estadual, Renata Souza (Psol).

Cemitério de Irajá, na Zona Norte — Foto: Reprodução/TV Globo

Cemitério do Caju — Foto: Reprodução/TV Globo

Município autoriza emissões de certidão de óbito nos cartórios do Rio

A Prefeitura do Rio publicou no Diário Oficial desta terça-feira (28) que as empresas funerárias vão poder fazer os registros de óbito na cidade do Rio enquanto durar a pandemia do novo coronavírus.

A decisão foi justificada pela redução de atendimento nos cartórios e para evitar a sobrecarga. As empresas que forem contratadas para realizar os enterros devem apresentar a guia de sepultamento em um prazo de 15 dias.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *