https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Fabricação-de-Lavabos-por-Reeducandos-do-CRC.jpg

CENTRO DE CUSTÓDIA

Presos montam lavatórios para unidades penais

PMMT

Quatro presos do Centro de Custódia de Cuiabá (CCC) começaram a montagem de lavatórios que serão doados para as unidades penais da região metropolitana e repartições públicas.

O diretor da unidade, Ewerton Santana, disse que foi convidado pelo secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil seccional de Mato Grosso (OAB/MT), Flávio Ferreira, que também é membro do Conselho da Comunidade da Vara de Execução Penal (Concep), para que colocasse em prática um projeto que existe no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) para construção dos lavatórios.

“Nós aproveitamos o projeto de um professor do IFMT e utilizamos só a nossa mão de obra aqui. Atualmente são quatro recuperandos. A intenção do conselho no primeiro momento é fazer uma média de 20 a 30 lavatórios para destinar às repartições públicas, para ajudar no combate ao coronavírus”, explicou.

Os presos iniciaram os trabalhos no último sábado (25.04), depois de olharem o projeto no dia anterior. Os recuperandos fabricaram os moldes e fizeram os primeiros lavatórios com a pia, porta sabonete líquido e porta papel toalha.

O primeiro já foi instalado na entrada da unidade e acoplado na rede de água, com recursos dos próprios servidores da unidade. Os demais equipamentos serão fabricados com recursos do Concep.

“Queremos fabricar 30 lavatórios até que se passe essa pandemia e, provavelmente, deixar esse legado para as unidades, esse hábito de higiene que deve ser não só agora no período de pandemia, mas permanecer mesmo quando restabelecer as visitas de advogados e familiares”, destacou o diretor.

Para o recuperando Gerson Soares, trabalhar nesse projeto tem sido uma conquista. “Assim, possamos fazer a nossa parte, dar a nossa contribuição no combate ao coronavírus. Esses lavatórios são importantes para a higiene das mãos”.

Embora os presos não tivessem muita afinidade com o projeto, eles buscaram estudar e traçar estratégia para a montagem.

“Tentamos a primeira vez, não deu certo, corrigimos as falhas e na segunda deu certo. Depois foi bem rápido. Trabalhamos o dia inteiro, temos o horário de almoço, descanso e se depender da nossa equipe, estamos aí para trabalhar mais rápido e atender à necessidade e a demanda no nosso Estado”.

As unidades e repartições públicas que tiverem interesse em obter um desses lavatórios, deve procurar a direção do Centro de Custódia.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *