https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/04/mascara.jpg

ABNT

IPEM MT reforça instruções sobre o uso correto de máscaras

oguiadaweb

O uso de máscaras é uma forma de evitar a contaminação e a propagação da Covid – 19, no entanto, são várias as dúvidas com relação ao uso da máscara.

Entre elas, quais são os tecidos mais indicados para a confecção, como devem ser feitas as limpezas e até mesmo como a retirar.

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), levando em considerações informações como o custo, a abundância e a barreira física, a malha 100% algodão é a mais indicada na produção de máscara de tecido.

Mas é importante lembrar que ela deve ter uma camada dupla, já a terceira camada não é conveniente, pois pode comprometer a respiração. O TNT com gramaturas de 20 a 40 também podem ser usados com as mesmas recomendações.

Para o presidente do Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem – MT) Bento Bezerra, quando a pessoa for comprar o tecido é importante prestar atenção na etiqueta: “Ali tem informações do importador ou fabricante nacional e a composição têxtil do produto”, afirma.

As medidas da máscara não têm um critério padrão, porém é importante que se cubra o nariz, a boca, parte do queixo e a lateral.

Elas devem resistir a um ciclo de pelo menos trinta lavagens, a uma temperatura de 60° C e os métodos de limpeza.

Outra medida importante é não a tirar pegando pela frente, para não contaminar (retirar sempre pelo elástico) e o seu uso deve ser limitado a três horas.

As embalagens que as máscaras se encontram devem ser higienizadas para evitar um possível contágio. Além disso, Bento ressalta a importância da declaração do fornecedor: “deve ter a declaração de que aquele produto foi devidamente esterilizado antes de ser colocado naquela embalagem a vácuo. Caso não houver, é importante que o consumidor o faça”.

O manual para estas e outras informações está disponível no catálogo da ABNT (www.abntcatalogo.com.br). Para ter acesso é só criar o “Passaporte” de maneira gratuita.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *