https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/04/WhatsApp-Image-2020-04-30-at-15.28.50.jpg

COMBATE AO COVID

Governador cobra que ministro esclareça qual será o auxílio a MT

Mayke Toscano/Secom-MT

O governador Mauro Mendes cobrou que o Ministério da Saúde esclareça qual será o auxílio fornecido a Mato Grosso para o combate ao coronavírus.

A solicitação foi feita durante reunião dos governadores do centro-oeste com o ministro da Saúde, Nelson Teich, na tarde desta quinta-feira (30.04).

Na ocasião, Mendes explicou que o Estado precisa saber qual será o aporte do Ministério em relação à pandemia, para poder planejar as ações e obter melhores resultados para a população.

“Nós só recebemos até agora as 10 UTIs que o Ministério mandou e alguns EPIs [Equipamentos de Proteção Individual], que compartilhamos com as nossas unidades e com os municípios. Recebemos um recurso da parcela extra do teto MAC e estamos nos virando com o que podemos em relação a essas despesas extras. Então a pergunta que temos é qual a diretriz objetiva da estratégia do ministério para que possamos, com esta clareza, planejar um pouco mais o quanto devemos continuar correndo no mercado internacional em busca de equipamentos”, relatou o governador.

O chefe do Executivo Estadual reforçou que é necessário saber a quantidade de testes, EPIs, respiradores e demais equipamentos que o Ministério da Saúde irá enviar para Mato Grosso.

“Sabemos que o Ministério tem dificuldades e só queremos ter a ciência, de forma objetiva, do que o Ministério tem planejado para Mato Grosso e no que vai poder ajudar. Nesse momento de dificuldades, não podemos planejar com incertezas”, afirmou.

Ainda na reunião, feita via videoconferência, Mendes fez um balanço ao ministro da atuação do Estado no combate à pandemia, desde às determinações de isolamento social até os investimentos para ampliar a capacidade de leitos a rede pública.

O governador destacou que a taxa de ocupação das UTIs reservadas para casos de Coronavírus é de 4,8%, a segunda menor taxa do país entre os estados.

“A situação no Estado está sob controle no momento. A curva de contaminação está abaixo das projeções iniciais. Estaremos entregando na próxima semana um hospital com 210 novos leitos na região da Grande Cuiabá. Também estamos criando leitos em todo o interior”.

Outra medida citada pelo governador foi a obrigatoriedade do uso da máscara. Mato Grosso foi pioneiro na aplicação dessa providência e tem feito uma ampla campanha de conscientização.

“Estamos fazendo fortes campanhas para que a população adote as medidas de restrição do convívio social e continuamos a proibir eventos, festas e aglomerações. Estamos seguindo os protocolos da Organização Mundial de Saúde”.

Em sua fala, o ministro Nelson Teich afirmou que possui uma projeção de recursos e de equipamentos para ser distribuídos aos estados, e que irá discutir o tema com sua equipe técnica.

“O nosso foco é ajudar os estados e municípios a ajudar as pessoas”, disse ele.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *