https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/05/Sem-títuloGY.png

MORREU NESTE SÁBADO

Enfermeiro do Adauto Botelho é a 12ª vítima do Coronavírus em MT

FRED MORAES/ MATO GROSSO MAIS
[email protected]

O enfermeiro Athaide Celestino da Silva, foi a 12ª vítima de Coronavírus em Mato Grosso. Athaide era enfermeiro do Centro Integrado de Atenção Psicossocial (Ciaps) Adauto Botelho há 37 anos, e estava internado a quase 40 dias, sendo a maioria na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

A confirmação da morte do profissional só veio nas primeiras horas desta tarde de sábado (02) pela Secretária de Saúde do Estado. Com a morte de Athaide, em Cuiabá já conta com 3 mortes provocadas pelo vírus.

Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos de Saúde de Mato Grosso (SISMA-MT) o velório e sepultamento do servidor será restrito a familiares e amigos, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Autoridades como o prefeito Emanuel Pinheiro, o secretário municipal de saúde e a Secretaria de Saúde de MT lamentaram a morte do profissional, confira.

Nota de pesar de Emanuel Pinheiro e do Secretário Municipal, Luiz Antonio Pôssas:

O prefeito Emanuel Pinheiro e o secretário Municipal de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho lamentam profundamente a morte do enfermeiro que era servidor da Secretaria Estadual de Saúde e desejam que Deus conceda força a todos os familiares para superarem esse momento de dor.

Este foi o terceiro óbito de paciente por COVID-19 registrado na capital. A vítima era do sexo masculino, tinha 63 anos e estava em um hospital particular. Estava internado na UTI desde o dia 26 de março, em ventilação mecânica. O paciente era cardiopata e hepatopata, era hipertenso e sofria de obesidade.

“Essa situação só evidencia que as pessoas não podem relaxar o isolamento social. A Prefeitura continuará intensificando as ações em homenagem às pessoas que perderam suas vidas devido à COVID-19. Sabemos que são ações duras, mas infelizmente necessárias para combatermos este mal e tentarmos evitar mais óbitos na capital. Nosso trabalho é para evitar que famílias sofram. Todos os esforços estão concentrados para a preservação da vida das pessoas”, disse o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

“Mais uma vida perdida devido a esse vírus, que está fazendo vítimas no mundo inteiro. Todos nós precisamos entender a responsabilidade de cada cidadão para evitar que o coronavírus se propague ainda mais. Estamos fazendo tudo o que possível para contê-lo, mas se a população não colaborar, nossos esforços serão em vão”, alertou o secretário de Saúde.

Pôssas enfatizou ainda todas as recomendações para evitar o contágio. “Fiquem em casa se puderem. Caso seja preciso sair de casa, usem máscara, mantenham distância mínima de 1,5m de outras pessoas e evitem aglomerações. Não se esqueçam de lavar sempre as mãos e passar álcool em gel”, recomendou.

 

NOTA DA SES-MT:

É com profundo pesar que a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) informa o falecimento do servidor público e enfermeiro, Athaide Celestino da Silva, profissional que atuou por 37 anos na Saúde Estadual e trabalhava na Unidade III do complexo de saúde do Adauto Botelho. O óbito ocorreu em função da Covid-19 e após cerca de 37 dias de internação hospitalar, sendo a maior parte em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Neste momento de dor, o secretário estadual Gilberto Figueiredo, bem como toda a administração pública estadual, expressa os sentimentos de pesar e força aos familiares e amigos do servidor.

Representada ainda por todos os colegas e profissionais, a SES-MT manifesta sincera gratidão pela trajetória de mais de três décadas dedicadas à Saúde do Estado, marcada sobretudo pelo compromisso e respeito.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *