https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/05/1005b1b77cc676746074a101d6292453.jpg

EVITAR A PROPAGAÇÃO

Semob destaca parceria da população durante a pandemia

ASCOM

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) avalia como positivo o 1º dia de retomada dos trabalhos dos prestadores de serviços a partir desta segunda-feira (04), integrando a efetivação da segunda etapa do plano voltado especificamente às atividades econômicas da capital.

As medidas estão previstas no decreto 7886/2020, sendo delimitadas para evitar à disseminação do novo Coronavírus na capital.

O  secretário municipal de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo,  que acompanhou as ações do transporte público na manhã de hoje, relata que a parceria da população é de fundamental importância no combate à COVID19.

Ele relata que hoje, os fiscais se depararam com um idoso,  com  mais de 80 anos, usando bengalas, queria sair do bairro Tijucal e seguir até o Porto.

“Prontamente, quando nos deparamos com essa situação, que já é de amplo conhecimento de todos, que os idosos integram o grupo de risco e devem manter o isolamento social,  mesmo tendo gratuidade no transporte coletivo, os agentes orientaram esse idoso a voltar para casa.  Ele entendeu e retornou ao seu  domicílio. É isso que nos motiva continuar trabalhando para construir uma cidade melhor para se viver”, conta.

Outra situação que evidencia a cooperação da população trata-se de um caso em que agente de trânsito localizou  um usuário sem máscara, o que é vetado por meio do plano de transporte e as medidas de biossegurança em andamento.

“Consciente da importância do uso da máscara para evitar o contágio e proliferação da doença, um senhor fez a doação de uma máscara como forma de contribuir com a prevenção e permitisse que o usuário pudesse fazer a viagem. São exemplos que merecem ser citados, para mostrar que a Semob está trabalhando para garantir um transporte coletivo com segurança”, destacou.

Com o retorno de mais um segmento econômico, seguindo as diretrizes do plano de retomada gradativa e segura das atividades econômicas, o prefeito Emanuel Pinheiro determinou que a  frota doo transporte público fosse ampliada em até 70% .

Na prática, 180 veículos em circulação. Desse montante, apenas três linhas apontaram algumas falhas que já foram prontamente resolvidas sem causar prejuízos no atendimento.

“Erros e falhas são esperados, porém já temos que ter as respostas para os mesmos. Estamos satisfeitos com os resultados. Isso prova que o trabalho da fiscalização da Semob está dando resultados”, pontuou o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo.

O motivo desse bom resultado se deve a descentralização ds horários de abertura de diferentes segmentos. Nos comércios, o funcionamento  das 10 horas até às 16h.

Já aos  prestadores de serviços, das 8h às 14h. “Isso contribui e muito para os horários de pico. Sem esquecer dos trabalhadores da Saúde e dos serviços essenciais.

Quero aqui deixar registrado o meu sincero agradecimento a todos os usuários do transporte coletivo aqui da Capital, que estão compreendendo a intenção do prefeito Emanuel Pinheiro, que é de oferecer cada vez mais um transporte de qualidade, seguro e sem aglomeração, a fim de evitar a disseminação do Covid-19”, elencou o secretário.

“Só podemos fazer um novo planejamento com muita cautela. Sei que as medidas tomadas foram duras, mas necessárias. Somos a última capital do país em número de óbitos e isso evidencia que estamos no caminho certo,  mas não podemos confundir esses resultados. Não se trata de um liberou geral. Vamos continuar mantendo medidas preventivas para preservar à saúde e a vida das pessoas”.

Veja abaixo a íntegra das medidas implementadas para o transporte público a partir de 4 de maio:

Aumento da frota até 70% e cada veículo apenas poderá rodar com 50% da lotação máxima;

Cada veículo terá à disposição dos passageiros álcool 70%;

Abertura das estação Alencastro, Bispo, Dom José e Ipiranga, restringindo a entrada apenas pela porta dianteira;

Será apenas admitida a entrada de passageiros com uso de máscara;

Os ônibus serão devidamente higienizados após cada viagem;

No tocante à fiscalização, serão designados agentes de trânsito e transporte no sentido restringir o acesso a  quem não estiver usando máscaras;

Equipe volante para fiscalizar eventuais falhas nas linhas de ônibus;

Nos terminais do CPA 1, CPA 3, Pedra 90, São Sebastião, Parque Cuiabá, bem como todas as garagens de concessionária do serviço de transporte estarão disponíveis ônibus reservas a fim de suprir eventuais demandas.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *