https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/05/DSF8855.jpg

PARCERIA

Secretaria de Saúde recebe 11 mil itens de proteção produzidos pelo Senai

Mayke Toscano/Secom-MT

Na manhã desta terça-feira (05.05) foram entregues 11 mil itens de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) produzidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem em Mato Grosso (Senai-MT) e destinados à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).

A entrega é fruto da parceria entre o Governo do Estado e o Senai, que possibilitou a aquisição de 5 milhões de máscaras por parte do Governo.

Foram recebidas 10 mil máscaras de tecido, que serão destinadas aos servidores da área administrativa e doados mil protetores faciais em acetato.

De acordo com o balanço mensal, apenas neste mês, houve a produção de mais de 500 mil itens de Proteção Individual – que são gradativamente entregues e distribuídos às unidades hospitalares do Estado.

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, parabenizou a iniciativa do Senai e enfatizou que a ação de parceria beneficia os profissionais que atuam no combate à pandemia.

“Essa parceria promissora possibilita a intensificação da aquisição de máscaras cirúrgicas descartáveis, que são utilizadas pelos profissionais dos nossos hospitais estaduais. No total, serão confeccionadas pelo Senai 5 milhões de máscaras cirúrgicas, 14 mil máscaras de tecido para os servidores da Secretaria de Saúde e 120 mil toucas. Além disso, foram doados mil protetores faciais de acetato”, declarou.

Mayke Toscano/Secom-MT

A cerimônia de entrega dos itens já produzidos também reuniu trabalhadores da fábrica de máscaras, que completou um mês de produção e está estruturada na Faculdade de Tecnologia do Senai (Fatec).

“Nós montamos essa estrutura, contratamos profissionais e, já neste primeiro mês, mesmo com todas as dificuldades, nós ultrapassamos a marca de meio milhão de máscaras produzidas. Isso quer dizer que em maio, em ritmo pleno de produção, devemos atingir a produção de um milhão de máscaras por mês”, pontuou o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), Gustavo de Oliveira.

Para Elaine Lamel, costureira que registrou o maior número de produção de máscaras durante este primeiro mês de fabricação, a oportunidade de trabalhar e auxiliar no combate à Covid-19 é gratificante.

“Estou aqui [na fábrica] desde o primeiro dia e a intenção é salvar vidas, o pouco que podemos fazer é para ajudar os outros. Eu e minhas colegas trabalhamos muito e gostaria de pedir que todos usem as máscaras, é muito importante. ”

Parceria

A parceria entre o Governo do Estado e o Senai de Mato Grosso foi oficializada no dia 07 de abril e viabiliza a produção de 5 milhões de máscaras hospitalares.

Para dar cabo a esta fabricação, a gestão estadual vai custear o salário de 200 trabalhadores – que se dedicam em turnos alternados – e arcar com as despesas dos insumos necessários para a produção, como os tecidos e aviamentos.
Já o Senai disponibiliza a estrutura da oficina de produção, assim como todos os equipamentos necessários.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *