https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/05/londres08.jpg

INTERNACIONAL

Europeus comemoram os 75 anos do fim da 2ª Guerra em meio à pandemia

As cerimônias em comemoração dos 75 anos do fim da Segunda Guerra Mundial na Europa acontecem nesta sexta-feira (8) em condições restritas devido à pandemia do novo coronavírus.

Os governos adotaram protocolos diferenciados para recordar a capitulação nazista no continente europeu, o mais atingido até agora pela Covid-19, onde mais de 150 mil pessoas morreram.

A Segunda Guerra Mundial deixou cerca de 60 milhões de mortos no mundo. O conflito terminou na Europa com a invasão de Berlim por tropas soviéticas e a rendição dos alemães em 8 de maio de 1945, mas só foi completamente encerrado em 15 de agosto, após a capitulação japonesa.

França

Presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro francês, Edouard Philippe, participam de uma cerimônia para marcar o fim da Segunda Guerra Mundial no Arco do Triunfo em Paris, nesta sexta-feira (8) — Foto: Charles Platiau / ReutersPresidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro francês, Edouard Philippe, participam de uma cerimônia para marcar o fim da Segunda Guerra Mundial no Arco do Triunfo em Paris, nesta sexta-feira (8) — Foto: Charles Platiau / Reuters

Presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro francês, Edouard Philippe, participam de uma cerimônia para marcar o fim da Segunda Guerra Mundial no Arco do Triunfo em Paris, nesta sexta-feira (8) — Foto: Charles Platiau / Reuters

Na França, o presidente Emmanuel Macron presidiu uma cerimônia no túmulo do soldado desconhecido, no Arco do Triunfo, em Paris, com a participação apenas de ex-presidentes e alguns ministros. A Praça da Étoile, no alto da avenida do Champs-Elysées, onde está o monumento, estava praticamente vazia.

A única surpresa ficou por conta de aviões britânicos, que cruzaram o céu da avenida Champs-Elysées, segundo a Rádio França Internacional (RFI).

Uma bandeira francesa foi instalada na Torre Eiffel para homenagear os combatentes e resistentes da Segunda Guerra.

Alemanha

Chanceler da Alemanha, Angela Merkel e o presidente alemão Frank-Walter Steinmeier, entre outras autoridades, participam de cerimônia que marca o 75º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial, no memorial Neue Wache, em Berlim, nesta sexta-feira (8) — Foto: Hannibal Hanschke / AFPChanceler da Alemanha, Angela Merkel e o presidente alemão Frank-Walter Steinmeier, entre outras autoridades, participam de cerimônia que marca o 75º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial, no memorial Neue Wache, em Berlim, nesta sexta-feira (8) — Foto: Hannibal Hanschke / AFP

Chanceler da Alemanha, Angela Merkel e o presidente alemão Frank-Walter Steinmeier, entre outras autoridades, participam de cerimônia que marca o 75º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial, no memorial Neue Wache, em Berlim, nesta sexta-feira (8) — Foto: Hannibal Hanschke / AFP

Na Alemanha, Berlim decretou um dia de feriado. A chanceler Angela Merkel e presidente Frank-Walter Steinmeyer depositam flores no Portal de Brandemburgo. O presidente alemão pediu, durante a cerimônia em Berlim, para a comunidade internacional aprender com a lição do fim da Segunda Guerra Mundial para buscar “mais cooperação na luta conta a pandemia novo coronavírus”.

Reino Unido

Aviões franceses sobrevoaram Londres para marcar o fim da Segunda Guerra. Na noite desta sexta, no Reino Unido que teve uma participação decisiva para a vitória dos aliados, a rainha Elizabeth II falará aos britânicos, no segundo pronunciamento na TV desde o início da pandemia.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *