https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/05/7933577535b04856bce5cf54b5def499.jpg

ANTIGO PS

Prefeito vistoria hospital de referência para pacientes de Covid-19

PREFEITURA DE CUIABÁ / ROBERTA PENHA
[email protected]

Luiz Alves

O antigo Pronto Socorro de Cuiabá (HPSMC) foi escolhido pelo Comitê de Enfretamento ao Covid-19 para ser o hospital referência na capital em atendimentos aos pacientes infectados pelo novo coronavírus que precisem de assistência hospitalar. Nesta quinta-feira (7), o prefeito Emanuel Pinheiro fez uma vistoria no local, que  passou por uma reforma em sua estrutura, feita de forma emergencial devido à pandemia. Atualmente a unidade de saúde conta com 170 leitos de enfermaria para pacientes com sintomas moderados, além de 55  leitos UTIs (sendo 40 adulta e 15 de UTI pediátrica).

O prefeito explicou que o objetivo da vistoria era mostrar à população a estrutura montada para os pacientes de Covid-19 e tranquilizar os cuiabanos. “Em novembro do ano passado, quando entregamos o novo Pronto-Socorro de Cuiabá no HMC, o meu compromisso era fechar essa unidade, fazer uma grande reforma e preparar o Hospital da Família. Entretanto, suspendi o fechamento desta unidade porque fomos surpreendidos pela pandemia. Puxei para mim esse problema, tratando com muita responsabilidade e muita seriedade. Fizemos um Plano de Contingência, encaminhamos para o Governo do Estado, Ministério Público, e Tribunal de Contas do Estado. Organizamos o hospital, preparando a nossa população para um eventual descontrole da pandemia”, explicou Pinheiro.

Ele revelou ainda que dos 170 leitos de enfermaria, apenas 1 está ocupado e dos 55 leitos de UTI, 5 leitos estão com pacientes. Destes, 2 tiveram resultado positivo para Covid-19 e 3 aguardam a confirmação. A baixa ocupação dos leitos do hospital de referência para os infectados pelo coronavírus é motivo de alegria e orgulho para o gestor municipal.

“Como vocês têm acompanhado, a nossa luta contra o novo coronavírus é diária. A prefeitura tomou várias medidas duras, mas com um objetivo: proteger a saúde e a vida da população. Com a graça de Deus em primeiro lugar e com o apoio da maioria dos cuiabanos, Cuiabá está fazendo o dever de casa. Está dando certo, estamos achatando a curva de aceleração da propagação da Covid-19 e Cuiabá hoje é uma referência nacional, com índices baixíssimos de infectação. As enfermarias estão vazias, mas a estrutura está pronta. Dos 55 leitos de UTI, 50 estão vazios, mas estão todos prontos, montados e bem estruturados. Tudo com o objetivo de dar tranquilidade e segurança às pessoas. Deus queira que esses leitos continuem vazios, mas o nosso papel nós estamos fazendo. O que eu quero, como prefeito da capital, liderando com a população todo esse momento de combate à Covid-19 é que possamos salvar vidas, evitando o contágio da população e promovendo a saúde em Cuiabá”, finalizou.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *