https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Sem-título-15.png

BLOQUEIO TOTAL

Secretário de Saúde não descarta 'Lockdown' em Mato Grosso

DA REDAÇÃO / LEONARDO MAURO
[email protected]

Reprodução

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, disse em entrevista online, nesta sexta-feira (08), que a Secretária de Estado de Saúde (Ses), não descarta a adoção da ação de Lockdown (bloqueio total), em cidades que tenham o colapso no sistema de saúde, com uma explosão nos casos de pessoas infectadas e casos de óbitos.

A redação do Site Mato Grosso Mais perguntou ao secretário se a SES já tem um plano para uma possível ação de Lockdown, caso os números de infectados e mortes subam alarmantemente, em alguma cidade de Mato Grosso, em resposta ele disse.

“Existe sim, o Governo do Estado tem um comitê de situação, que se reunirá a partir de agora, nas terças-feiras, e sempre analisando pelo nosso painel, qual foi o comportamento da epidemia no Estado de MT e, a luz dessas informações para tomar decisões, aquelas que são de caráter sanitário e aquelas que são de caráter de outros assuntos, que são de responsabilidade de Governadores e Prefeitos”, respondeu.

Entenda o que é ‘lockdown’

“Lockdown” é uma expressão em inglês que, na tradução literal, significa confinamento ou fechamento total. Ela vem sendo usada frequentemente desde o agravamento da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2).

Veja as diferenças dos termos relacionados à reação à pandemia de Covid-19:

  • Isolamento social – é, em princípio, uma sugestão preventiva para todos para que as pessoas fiquem em casa.
  • Quarentena – é uma determinação oficial de isolamento decretada por um governo.
  • Lockdown – é uma medida de bloqueio total que, em geral, inclui também o fechamento de vias e proíbe deslocamentos e viagens não essenciais.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *