https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/05/342394.jpg

SAÚDE MENTAL

Deputado propõe a AL debate sobre automutilação e suicídio

FABLICIO RODRIGUES / ALMT

O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) é o autor do projeto de lei (PL 415/2020) que institui anualmente a cada segundo domingo do mês de setembro a Semana de Prevenção e Combate à Violência Autoprovocada: Automutilação e o suicídio.

A ideia é debater assuntos relacionados com a violência autoprovocada como a automutilação e o suicídio e promover a troca de experiências e informações sobre o assunto entre profissionais, pacientes, e sociedade em geral.

Também é proposto abrir espaço aos profissionais ligados à área da saúde, apresentarem novos estudos e pesquisas sobre automutilação e o suicídio.

Durante a Semana de Prevenção e Combate à Violência Autoprovocada: Automutilação e o Suicídio poderão ser realizadas campanhas, seminários, ciclos de palestras, ações educativas e eventos diversos, com o intuito de conscientizar a população sobre o tema e alcançar os objetivos desta Lei.

O governo do Estado ainda poderá estabelecer convênios e parcerias com instituições públicas e privadas, que atuem ou tenham comprometimento com o assunto.

“É necessária a realização destas atividades de prevenção e combate para conscientizar os adolescentes e seus pais a respeito do perigo e impactos negativos dessa prática na vida cotidiana durante a semana, pois essa doença silenciosa acaba fazendo inúmeras vítimas”, diz um dos trechos da justificativa do projeto de lei.

Somente entre 2007 e 2016, foram registradas, no Brasil, 106.374 mortes por suicídio, de acordo com levantamento do Ministério da Saúde, divulgado em setembro do ano passado. No período analisado, constatou-se um aumento de 16,8% no total de ocorrências. Entre homens, o aumento chegou a 28%.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *