https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/05/Secretário-da-SES-1.jpg

TODOS PELA SAÚDE

Parceria viabiliza recursos para combate ao coronavírus

Ana Lazarini

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio de adesão junto ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), realizou nesta sexta-feira (08.05) a primeira reunião com a equipe da aliança “Todos pela Saúde”, idealizada pelo Hospital Sírio Libanês e Itaú Unibanco.
Em meio à pandemia da Covid-19, a iniciativa viabiliza o assessoramento técnico e apoio financeiro aos estados do Brasil.

O Banco Itaú anunciou a doação de R$ 1 bilhão em suporte às ações públicas de enfrentamento ao coronavírus, que ocorrem nos 26 estados e Distrito Federal. Esse valor será convertido em ações de apoio às Secretarias Estaduais de Saúde.

“Essa parceria é possível graças à atuação do Conass. Como secretário de Saúde de Mato Grosso e representante da região Centro Oeste, fiz a adesão ao projeto e tivemos uma reunião com representantes dessa importante aliança. Juntos, vamos identificar as nossas prioridades e uma forma para podermos ser assistidos”, disse o secretário estadual de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo.

Durante visita a Mato Grosso, a equipe do projeto conheceu as estruturas do Hospital Estadual Santa Casa e visitou as instalações do Hospital Metropolitano, unidade que será majoritariamente destinada ao atendimento de pacientes com Covid-19.

O processo de análise da estrutura do Estado é a etapa inicial para a identificação de possíveis necessidades e elaboração do plano de apoio. O consultor médico do Hospital Sírio Libanês, Alisson Veríssimo, traçou uma primeira avaliação sobre a estrutura da Saúde Estadual.

“Achamos que o Estado tem uma maturidade de gestão interessante, com dados informatizados, o que é um diferencial na área de administração hospitalar. Vimos que há um potencial de ampliação que já está em andamento, o que nos deixa bem otimistas em relação ao enfrentamento da Covid-19 e vai ao encontro do projeto, que visa trabalhar com as melhores estratégias para o enfrentamento do vírus. Pensar suplementarmente como podemos apoiar a gestão e o plano de resposta hospitalar, esse é o nosso primeiro passo.”

A iniciativa tem como objetivo a contribuição para amenizar os efeitos do coronavírus no Brasil. De acordo com as diretrizes divulgadas na página do “Todos pela Saúde”, o foco da aliança é o auxílio ao Sistema Único de Saúde (SUS), que atualmente concentra as principais necessidades do país.

O projeto busca agir nos locais em que a atuação se mostre necessária, dada a extensão territorial, a carência de serviços de saúde e o tamanho da população brasileira. O encontro também foi conduzido pelo consultor de processos do Hospital Sírio Libanês, Vinícius Renó.

Serviço

Qualquer pessoa pode doar recursos e contribuir para a aliança “Todos pela Saúde”. Para mais informações, acesse: https://www.todospelasaude.org/doacoes/ .

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *