https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/05/image_processing20200508-8778-wdrkl844.jpg

DE PORCHAT A CAETANO

Veja lista dos 500 artistas que assinaram repúdio a Regina Duarte

Mais de 500 personalidades assinaram um manifesto em repúdio às recentes declarações de Regina Duarte, secretária nacional de Cultura do governo Jair Bolsonaro.

Entre os signários, estão os atores Cauã Reymond, Adriana Esteves, Alice Wegmann, Malu Mader e Drica Moraes; os compositores e cantores Caetano Veloso, Arnaldo Antunes, Lulu Santos e Chico Buarque; os diretores Anna Muylaert, Cao Hamburger e Fernando Meirelles; os jornalistas Edney Silvestre e Juca Kfouri; e os apresentadores Fábio Porchat e Gregorio Duvivier.

O grupo critica a postura de Regina Duarte durante entrevista à CNN Brasil, na última quinta-feira (7). Quando confrontada sobre o apoio do presidente Bolsonaro à ditadura militar, ela cantou um trecho da música “Para frente, Brasil”, símbolo do período de repressão. Também minimizou o impacto da pandemia da Covid-19. (leia mais abaixo)

No manifesto de repúdio às declarações de Duarte, os artistas e intelectuais pedem respeito aos mortos pelo novo coronavírus e aos “que lutam pela própria sobrevivência no país devastado pela pandemia e pela nefasta ineficiência do poder público”.

O texto também diz que o grupo não aceita “os ataques reiterados à arte, à ciência e à imprensa, e que não admite a destruição do setor cultural ou qualquer ameaça à liberdade de expressão”.

Como conclusão, o manifesto afirma, referindo-se à secretária Regina Duarte: “Ela não nos representa.”

Grupo de mais de 500 artistas divulga manifesto em repúdio a declarações de Regina Duarte

Declarações de Regina Duarte

Em entrevista à CNN Brasil, Regin Duarte afirmou que “a tortura sempre existiu” e que “onde há vida, há morte”. A secretária citou, ainda, os ditadores Joseph Stálin, da antiga União Soviética, e Adolph Hitler, da Alemanha, responsáveis pela morte de milhões de pessoas no século XX.

Durante a entrevista, ela não respondeu às críticas por não ter se manifestado publicamente sobre as mortes recentes de importantes nomes da cultura, como do escritor Rubem Fonseca e do compositor Aldir Blanc.

Procurada, Duarte não se pronunciou até o momento.

Íntegra do manifesto

Abaixo, leia a íntegra do manifesto assinado por mais de 500 personalidades:

“Brasil, 08 de maio de 2020

Somos artistas brasileiros e fazemos parte da maioria de cidadãs e cidadãos que defende a democracia e apoia a independência das instituições para fazer valer a Constituição de 1988.

Fazemos parte da maioria que entende a gravidade do momento que estamos vivendo e pedimos respeito aos mortos e àqueles que lutam pela própria sobrevivência no país devastado pela pandemia e pela nefasta ineficiência do poder público.

Fazemos parte da maioria de brasileiros que não tolera os crimes cometidos por qualquer governo, que repudia a corrupção e a tortura e que não deseja a volta da ditadura militar.

Fazemos parte da maioria que não aceita os ataques reiterados à arte, à ciência e à imprensa, e que não admite a destruição do setor cultural ou qualquer ameaça à liberdade de expressão.

Como artistas, intelectuais e produtores culturais, formamos a maioria que repudia as palavras e as atitudes de Regina Duarte como Secretária de Cultura.

Ela não nos representa.”

Veja Mais

Um comentário em “Veja lista dos 500 artistas que assinaram repúdio a Regina Duarte”

  1. 500 artistas. Vocês não nos representam. Na verdade nunca nos representaram de fato.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *