https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/05/1484334343079.jpg

GUIA PRÁTICO

Veja dicas de especialistas da Embrapa e saiba como produzir melancias

Pixabay

A melancia é cultivada em todo o Brasil, principalmente com uso de irrigação, o que permite ao produtor ofertar frutos de maior qualidade. Em regiões onde o clima é quente, como no Nordeste, é possível plantar em qualquer época do ano.

O ideal, no entanto, é plantar de maio a setembro, porque chove menos, o que evita doenças.

Um pé de melancia pode ter até três metros de comprimento. A profundidade das raízes depende do tipo de terra: em terras boas, podem crescer até cerca de um metro de profundidade; em terras argilosas ou com as camadas inferiores endurecidas, as raízes não crescem tanto.

As flores, que produzem os frutos, duram apenas um dia; elas se abrem quando o sol nasce e murcham à tarde.

Uma curiosidade que nem todos sabem é que a melancia só produz frutos com a ajuda de insetos polinizadores, como as abelhas. Por isso, é bom ter algumas caixas de abelhas perto da plantação.

Para quem deseja começar a produzir ou quer aumentar a sua produção, separamos as principais orientações de especialistas da Embrapa sobre o cultivo de melancia.

Como plantar 

O espaçamento no plantio pode variar: 3 x 1 metro, 3 x 2 metros ou ainda 3 x 3 metros. Use o que for mais conveniente.

No entanto, de acordo com pesquisa da Embrapa, o espaçamento maior é melhor porque aumenta a ventilação da plantação, diminui o ataque de pragas e doenças e facilita o trabalho das abelhas.

Abra as covas com enxadão. Lembre-se de que as melancias serão melhores e mais saborosas quanto mais bem feitas e adubadas forem as covas. Coloque quatro sementes por cova, na profundidade de dois dedos (cerca de 4 cm). Faça uma rega antes do plantio para que as sementes fiquem em terra úmida.

Regas (irrigação) 

O excesso de água deixa a melancia sem gosto e pode fazer com que as frutas rachem. Para evitar isso, faça o seguinte:
• da semeadura até a germinação, regue todos os dias, com pouca água;
• da germinação até a frutificação, regue com menor frequência e use muita água;
• da frutificação até a colheita, regue poucas vezes, agora com pouca água;
• quando os primeiros frutos estiverem quase maduros, pare as regas. Às vezes, porém, há necessidade de um pouco de água, para que as plantas não murchem.

Uma dica da Embrapa é manter uma garrafa de plástico de dois litros, com furo na tampa, cheia de água e enterrada pelo gargalo para molhar as touceiras de melancia.

Colheita 

A melancia fica pronta para a colheita de 80 a 110 dias depois do plantio. Quando ela está madura, a parte em contato com o chão fica amarelada.

Além disso, se for batida com o dedo ou com a mão fechada, ela produzirá um som oco. Ao colher a melancia, deixe o talo na fruta para evitar a podridão depois da colheita.

Cada pé pode produzir até 30 quilos de melancia. Um hectare pode produzir de 20 mil a 50 mil quilos. Quanto mais você cuidar de sua plantação, tanto mais ela produzirá.

Agora que você já sabe os principais pontos na hora de começar a produzir melancia, confira os cinco erros e acertos na hora de plantar:

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *