https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/05/2020-05-12t000000z-2110935021-rc2ang95avvm-rtrmadp-3-afghanistan-attacks.jpg

INTERNACIONAL

Estado Islâmico planejou e executou ataques no Afeganistão, diz Khalilzad

O representante especial dos Estados Unidos no Afeganistão, Zalmay Khalilzad, disse nesta quinta-feira (14) que o grupo terrorista Estado Islâmico executou os ataques a uma maternidade e a um funeral em Cabul. Mais de 50 pessoas morreram, incluindo bebês (leia mais no fim da reportagem).

“O Estado Islâmico tem demonstrado um padrão em preferir esses tipos de ataques detestáveis contra civis, e é uma ameaça ao povo afegão e ao mundo”, tuitou Khalilzad.

EUA e Talibã assinam acordo que pode acabar com guerra no Afeganistão
EUA e Talibã assinam acordo que pode acabar com guerra no Afeganistão

Para o norte-americano, o braço afegão do Estado Islâmico tem aumentado a radicalização por se opor às conversas entre o governo do Afeganistão e a milícia Talibã, que tentam chegar a uma pacificação após décadas de guerra (saiba mais no VÍDEO acima).

“Em vez de cair na armadilha do Estado Islâmico e atrasar a paz ou criar obstáculos, os afegãos devem se unir para esmagar essa ameaça e procurar uma oportunidade histórica de paz”, disse Khalilzad.

U.S. Special Representative Zalmay Khalilzad

@US4AfghanPeace

The USG has assessed ISIS-K conducted the horrific attacks on a maternity ward and a funeral earlier this week in Afghanistan. ISIS has demonstrated a pattern for favoring these types of heinous attacks against civilians and is a threat to the Afghan people and to the world.

1,282 people are talking about this

Ataques no Afeganistão

Recém-nascido é retirado de um hospital em Cabul, no Afeganistão, que foi alvo de ataque nesta terça-feira (12) — Foto: AFP

Recém-nascido é retirado de um hospital em Cabul, no Afeganistão, que foi alvo de ataque nesta terça-feira (12) — Foto: AFP

Homens armados atacaram na terça-feira (12) um hospital da capital afegã, Cabul, e deixaram dezenas de mortos, incluindo dois bebês recém-nascidos. O hospital de 100 leitos, que é administrado pelo governo, conta com uma maternidade aos cuidados da organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF).

Também na terça, um homem-bomba provocou uma explosão durante o funeral de um comandante de polícia que reuniu autoridades do governo e um parlamentar, em Nangahar, uma província do leste do país.

Nenhum grupo assumiu a autoria dos ataques. O Talibã, que é a principal insurgência islâmica do Afeganistão, negou qualquer envolvimento nos atentados. O grupo disse ter interrompido ataques em cidades contempladas por um acordo de retirada de tropas dos Estados Unidos.

O grupo militante Estado Islâmico opera em Nangahar e cometeu uma série de atentados de grande visibilidade em Cabul nos últimos meses. Na segunda-feira, forças de segurança prenderam seu líder regional na capital.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *