https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/05/colheita.jpg

VIDA MAIS SAUDÁVEL

Como fazer uma horta em pequenos espaços urbanos

Michael Stange

Na busca por uma vida mais saudável, livre de agroquímicos, a escolha por vegetais orgânicos e frescos é cada dia maior.

Além disso, as pessoas tem buscado por soluções mais sustentáveis para suas rotinas, que reduza as idas ao supermercado, diminua o lixo e comporte os orgânicos no orçamento doméstico, visto que costumam ser mais caros que os convencionais.

Não obstante essas vantagens, jardinar na sua própria casa ou apartamento é uma terapia ocupacional maravilhosa, ajudando a aliviar as tensões da vida urbana e aproximando as pessoas da natureza.

E você, o que anda cultivando em casa? Atualmente a desculpa da falta de espaço não pega mais. Podemos cultivar um jardim em mínimos espaços, e até mesmo com iluminação artificial. Já tá na hora de aderir à sua hortinha urbana, orgânica e gourmet, vamos às dicas principais?

Cultive vegetais e plantas de forma totalmente agroecológica, transformando este período que a gente precisa ficar em casa, em uma terapia divertida e saudável, através de 5 técnicas simples de jardinagem.

1. Planejamento

Pense nos espaços possíveis dentro do seu apartamento, studio, loft. Onde você puder aproveitar a luz natural tanto melhor. Quanto mais horas de sol, mais opções de plantas para cultivar você terá.

Os lugares preferidos para os pequenos cultivos são as janelas, seja do lado de dentro, sobre um aparador, ou do lado de fora em uma jardineira; as varandas, as sacadas, os terraços, os poços de luz, etc.

Calcule pelo tamanho da planta adulta, qual o espaço que cada uma vai requerir e leve em consideração quais são seus vegetais favoritos. De nada adianta você cultivar lindas folhas de mostarda, se ninguém na sua família aprecia o vegetal.

2. Escolha os vasos e jardineiras

Já sabe qual o espaço vai plantar? Agora é hora de escolher os vasos. Pense que as raízes precisam de bastante espaço para se desenvolver, e geralmente elas apresentam um tamanho apenas ligeiramente menor do que a folhagem.

Leve em consideração, que em vasos maiores, você poderá plantar mais de uma espécie, aproveitando as vantagens de plantas companheiras por exemplo.

Outra importante qualidade de vasos bem dimensionados, é que eles retém a umidade por mais tempo, reduzindo a necessidade de regas. Pense em adquirir vasos mais profundos do que largos, principalmente se pensa em cultivar raízes como cenouras, rabanetes ou beterrabas, em algum momento.

Se você é uma pessoa que viaja muito, ou é daqueles jardineiros esquecidos, considere a compra de vasos autoirrigáveis, eles são perfeitos para hortaliças, ou invista num bom sistema de irrigação automática por gotejamento.

3. Faça uso de um bom substrato

O substrato é importantíssimo para o sucesso da sua horta. Ele é quem vai prover os nutrientes e o suporte necessário às plantas. Pense que um bom substrato é perfeitamente drenável, mas ainda assim tem partículas capazes de reter a umidade por um bom tempo.

Ele é arejado e friável, permitindo as trocas gasosas, e o bom crescimento das raízes. Procure por substratos próprios para fazer crescer sementes e misture-os com terra vegetal (composto orgânico) e húmus de minhoca.

Evite utilizar apenas solo, que tende a compactar rapidamente. Mas tenha em mente que mesmo os substratos a base de composto orgânico vão se compactando com o tempo e sendo consumidos. Sempre será necessário repor os substrato de tempos em tempos.

4. Os fertilizantes

Hortaliças e legumes costumam ter uma grande necessidade de fertilizantes e respondem muito bem à fertilização. Obtenha folhas verdes escuras e vigorosas, assim como raízes de bom calibre, com uma boa fertilização orgânica.

Resista à tentação de utilizar NPK ou outros adubos químicos, visto que o objetivo aqui é obter produtos orgânicos, o mais naturais possíveis. Utilize estercos bem curtidos, húmus de minhocas, biofertilizantes, calcário de conchas, farinha de ossos, torta de mamona, torta de algodão, etc.

Cuidado com os excessos. Ao usar fertilizantes com parcimônia, você evita moscas, mofos sobre o solo, entre outras surpresas desagradáveis.

É melhor usar um pouquinho com mais frequência, do que um montão a cada ano. Aproveite a ocasião da remoção das culturas velhas, para repor o substrato e fertilizar o solo de forma mais intensa, revolvendo bem. Deixe descansar por uma ou duas semanas antes de plantar novamente.

5. Luminosidade

A grande maioria das ervas e vegetais crescem bem com seis horas diárias de sol. Mas mesmo se você não tiver essa luz toda à disposição, vale à pena fazer testes.

De qualquer forma, você sempre poderá cultivar brotos e baby leafs com pouca luz. Com pelo menos seis horas, você terá sucesso com folhosas em geral e até mesmo com babatas.

Plantas que produzem frutos,precisam de muitas horas de luz, mais do que seis na maioria das vezes. Então, tomates, berinjelas, pimentões, morangos, pepinos, entre outros, vão ser mais produtivos em sacadas e terraços.

Mas você sempre poderá fazer uso de iluminação suplementar artificial, com lâmpadas apropriadas para a fotossíntese.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *