https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/05/carteira_de_trabalho2.jpg

NOVA FERRAMENTA

Ministério lança canal para registro de denúncias trabalhistas

AGÊNCIA BRASIL/ KELLY OLIVEIRA
[email protected]

Marcello Casal/Agência Brasil

Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia lançou um canal para registro de denúncias trabalhistas no portal Gov.br.

Com a nova ferramenta, o objetivo é que o trabalhador não tenha que ir a uma das unidades das superintendências regionais do Trabalho do Ministério da Economia para registrar uma reclamação.

Assim, diz a secretaria, há redução de custos e melhora na gestão pública, e servidores que atuavam no atendimento presencial poderão ser deslocados para realizar outras atividades.

Como denunciar

O canal pode ser usado para denúncias, reclamações e registro de irregularidades trabalhistas. É preciso cadastrar o CPF – Cadastro de Pessoas Físicas – e uma senha na área de acesso ao portal Gov.br.

Não é possível fazer denúncia anônima, mas os dados do denunciante são sigilosos e não serão divulgados no curso de uma possível fiscalização.

O tempo estimado para realizar uma denúncia trabalhista é de cerca de 15 minutos.

No caso de trabalho análogo ao de escravo, não é exigida a identificação do denunciante no Gov.br, mas a denúncia deve ser feita pelo Sistema Ipê, disponível também no portal Gov.br.

Veja Mais

4 comentários em “Ministério lança canal para registro de denúncias trabalhistas”

  1. Se a empresa está irregular com fgts e INSS, o funcionário pode pedir rescisao
    Indireta?

  2. Eu entrei de férias dia 12 de abril , até hj não me deram satisfação do meu dinheiro das ferias , de quando e quanto vão me pagar, e também até hj dia 13 de abril Naum caiu o pagamento do salário do mês trabalhado antes de entrar de férias , aí te pergunto como q tira férias sem dinheiro nenhum , a empresa não tem rh pra te informar . Quero saber o q posso fazer , se cabe alguma ação por q sei q as férias tem q ser paga 2 dias antes de eu entrar de férias.

  3. Luiz Paulo disse:

    Trabalhei por 4 anos em uma empresa, supermercado vista Alegre ,em Jauru mt ,ele fralda as horas extras e não paga

  4. José sinando da silva disse:

    Olá boa tarde meu nome é José sinando da silva sou de Paulo Afonso Bahia estou na cidade de Aripuanã mt a trabalho fui contratado eu é mais 11 funcionário da minha cidade fui mandado embora agora a empresa não quer pagar minha viagem é não tenho dinheiro pra voltar pra casa.nome da empresa jer engenharia

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *