https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/05/Sem-título-7.png

MPF INVESTIGA

Toneladas de alimentos para a merenda escolar vencem dentro de secretária

DA REDAÇÃO/MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Toneladas de alimentos para a merenda escolar de escolas estaduais estão todos vencidos e dentro de depósitos da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) virará alvo de investigação do Ministério Público Federal (MPF).

Segundo o Gazeta Digital, o órgão abriu um inquérito para investigar os motivos dos alimentos estarem com a data de validade vencida. A pasta se pronunciou emitindo uma justificativa na noite de ontem (21)

Os alimentos que agora estão fora do prazo de validade, foram adquiridos com recursos do governo federal, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), esse é o motivo da investigação estar nas mãos da Polícia Federal.

O portal ainda teve acesso a imagens mostrando as caixas de alimentos adquiridos por meio de pregão eletrônico público ainda na gestão do ex-governador Pedro Taques (PSDB), e que não foram distribuídos para as escolas técnicas do Estado.

Muitos alimentos venceram a partir do 2º semestre de 2019, já durante a administração de Mauro Mendes (DEM), que tem Nilton Borgatto (PSD) como secretário.

 

Assim que os alimentos chegam e vão para os depósitos, a Seciteci deve encaminhá-los as unidades escolares.

Alimentos vencidos na Seciteci

Segundo dados, em 2018, em um dos pregões, a Seciteci gastou R$ 1,222 milhão ”ao fornecimento de Kits lanche contendo (Biscoito salgado, biscoito doce e suco) para atender aos cursos de formação inicial e continuada e aos cursos técnicos (…) nas unidades pólo de Sinop, Tangará da Serra, Barra do Garças, Alta Floresta, Cuiabá, Diamantino, Rondonópolis, Lucas do Rio Verde e suas respectivas unidades remotas”, diz trecho de um dos documentos.

 

Em abril passado, uma denúncia chegou até a Secretaria da distribuição de alimentos vencidos, entre sucos de caixinhas e bolachas, para servidores da Escola Técnica de Barra do Garças e para uma comunidade do município. No entanto, a denúncia aponta que os produtos já estavam vencidos.

 

VEJA O POSICIONAMENTO DA SECITECI:

 

A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Seciteci) está auxiliando as investigações do Ministério Público Federal (MPF) sobre a compra, em 2018, de kits lanches em excesso e perto da validade para unidades de Escolas Técnicas Estaduais (ETEs). Os recursos, na ordem de R$ 278,1 mil, foram oriundos do Pronatec.

 

As aquisições dos produtos, biscoitos e sucos foram realizadas bem acima da necessidade no final daquele ano, e parte foi encaminhada para as unidades. No entanto, as aulas foram suspensas e só retornaram em março de 2019, quando os lotes já estavam vencendo.

 

O gestor da pasta, Nilton Borgatto, tão logo tomou conhecimento da situação, buscou a empresa fornecedora para negociar a troca dos alimentos. No entanto, não foi atendido, uma vez que o contrato, firmado na gestão anterior, não especificava o formato da entrega, que foi feita toda de uma só vez.

 

A Secretaria reforça estar auxiliando a apuração do órgão de controle, uma vez que as aquisições ocorreram na gestão anterior, ao final de 2018.

Com informações do Gazeta Digital.

Veja Mais

2 comentários em “Toneladas de alimentos para a merenda escolar vencem dentro de secretária”

  1. FELIZMENTE JÁ SENDO INVESTIGADO PELO MPF .

  2. Gilda Lemes Fernandes disse:

    .

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *