https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2019/08/85d5bbece4615fcc455ac1596fb45f57-785x466.jpg

EXIGÊNCIA

Unimed suspende Termo de Responsabilidade para cirurgias eletivas

Reprodução

A Unimed Cuiabá informa que a partir de hoje a exigência da assinatura do TERMO DE ASSUNÇÃO DE RESPONSABILIDADE E CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO PARA REALIZAÇÃO DE CIRURGIA ELETIVA está suspensa.

A decisão da Diretoria Executiva, tomada em reunião realizada ontem, se deve às orientações publicadas no dia 22 de maio pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) aos médicos de todo o país acerca da realização dos procedimentos eletivos durante a pandemia.

No documento, o CFM orienta que cabe a cada Conselho Regional de Medicina (CRM), no âmbito de sua jurisdição, autorizar ou não, procedimentos eletivos (consultas e cirurgias) nas redes pública e privada, comunicando sua decisão às autoridades competentes, aos médicos e à população e que a indicação cirúrgica é do cirurgião assistente responsável pelo acompanhamento ao paciente.

O CFM aponta ainda que é responsabilidade do médico assistente a obtenção prévia do termo de consentimento livre e esclarecido, devendo o diretor técnico da instituição onde será realizado o procedimento garantir condições adequadas para a realização da cirurgia, com todas as medidas de segurança cabíveis para a redução dos riscos de contaminação pelo covid-19.

Leia a íntegra do documento:

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *