https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2019/09/edit_vac_abr_11091922989.jpg

PRÉ-REQUISITO

Governo federal recriará comitê orientador do Fundo Amazônia, diz Mourão

G1/PEDRO HENRIQUE/GUILHERME MAZUI
[email protected]

Valter Campanato/ABr

O vice-presidente, Hamilton Mourão, disse nesta quinta-feira (28) que o governo federal deve recriar o Comitê Orientador do Fundo Amazônia (Cofa).

Segundo o vice, a ação faz parte do movimento para reativar o Fundo Amazônia. A nova composição do comitê terá Mourão na presidência do comitê.

O Cofa estabelece as diretrizes e critérios do Fundo Amazônia, que capta doações para ações de prevenção ao desmatamento no Brasil desde 2008.

A existência do órgão é uma condição para a existência do fundo e a liberação do dinheiro.

O comitê foi extinto em abril de 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro, junto com centenas de órgãos colegiados ligados à administração pública.

“Ele foi extinto, está sendo refeito, vai ter um decreto novamente, a constituição é a mesma, única coisa que troca é a presença do Conselho da Amazônia, um representante, que sou eu mesmo”, afirmou Mourão.

O vice-presidente se reuniu com os embaixadores da Alemanha, Georg Witschel, e Noruega, Nils Martin Gunneng, e com o presidente do BNDES, Gustavo Montezano, para tratar do tema.

Segundo o vice-presidente, o comitê será recriado por meio de um decreto. Mas não existe confirmação de que Alemanha e Noruega voltarão a financiar as ações do fundo.

“Eles vão levar para os países deles. É aquela história, estou falando francamente aqui com vocês: temos que mostrar que estamos fazendo a nossa parte. Então, é os números. Estamos com essa operação para impedir o desmatamento, e a nossa grande visão qual é? É no segundo semestre a gente derrubar aquela questão de queimada. A gente terá, então, um trabalho para mostrar. A partir daí, não tenho dúvida que retorna o financiamento”, disse.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *